sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Associativismo - Os princípios (4)




Vamos, então, continuar com as nossas histórias.
Em Outubro de 1878, noticiava-se num jornal figueirense: "Em Tavarede houve ontem uma récita dada por alguns curiosos da localidade. Subiu à cena o 'Último Acto' do sr. Camilo Castelo Branco, e uma comédia". Não nos diz mais nada, pelo que desconhecemos o local da representação.
Já referimos os espectáculos com dramas e comédias na 'sociedade antiga' e na 'sociedade nova'. E em Janeiro de 1879 surge a notícia de que "a sociedade recreativa que este ano já tem dado algumas representações em Tavarede, leva no próximo sábado, dia 10, à cena o 'Auto dos Reis Magos', e termina o espectáculo com o desempenho de algumas comédias"
Faltam, depois, notícias sobre teatro até ao Natal de 1884, quando aparece a tal notícia do abatimento do soalho por ocasião da representação do "Presépio", informando a imprensa que "a população, não querendo esquecer de vez as 'tradições' dos seus 'maiores' organizou festejos celebrando o nascimento de 'Menino Deus'".
Em Fevereiro de 1895, uma 'troupe' de artistas dramáticos que apresentaram diversos espectáculos em Montemor, vieram a Tavarede dar uma récita. Representaram as comédias, num acto, 'Não ha fumo sem fogo', 'Criada impagável', 'Triste fado' e 'Descasca Milho'. Não informa de onde eram os artistas.
Nesse mesmo mês, uma outra notícia informa que "Amanhã vão à cena de novo no teatro de Tavarede as comédias 'A cerração do mar', 'Uma experiência', 'União ibérica' e será recitada uma poesia dramática". Nada mais nos diz. Teria sido no teatro do Terreiro ou no teatro do Paço, provavelmente no primeiro, mas não informa se os artistas seriam os mesmos acima citados ou se seriam amadorezs tavaredenses. Ainda nesse mesmo mês, uma outra notícia informa que "no sábado, 28, vai à cena pela primeira vez no novo teatro de Tavarede (Terreiro ou Paço?) o drama em 3 actos 'O coração dum bandido'".
Logo a seguir, o mesmo jornal informa que o espectáculo terá repetição do domingo seguinte e que, além daquele drama, será apresentada a cena cómiva 'O meu nariz' e uma farsa. "Tomam parte nos espectáculos alguns curiosos da localidade.
No mês seguinte, e no mesmo novo teatro, subiu à cena o drama 'Justiça de Deus' e a comédia 'O cego avarento'.
Finalmente, a partir de Abril daquele ano (1885), começamos a ter mais certezas. "Hoje à noite dá uma troupe de curiosos uma récita particular no theatro de Tavarede, levando à scena o drama em 2 actos - A associação na família - e a comédia num acto - Malifício na família.
É de crer que o desempenho seja correcto, devido aos esforços do nosso respeitável amigo o exmo. sr. João José da Costa, que da melhor vontade acedeu ao pedido que lhe fizeram para tomar a direcção dos ensaios. Folgamos em ver a dedicação d’aquelles filhos do trabalho, que tão bem empregam as horas que lhes restam do seu labor associativo, colhendo assim bastante instrucção
". Foi no teatro do Terreiro e os amadores eram de Tavarede.

Novamente deixamos de ter notícias sobre este tema. Até que, em Abril de 1893, o jornal figueirense 'Operário' informa:" O progresso, na sua marcha constante, vae invadindo tudo. Da cidade à villa e d’esta à mais remota aldeia vão-se observando vestígios da sua passagem.
Vêem a pello estas palavras porque, em Tavarede, pequena povoação perto d’esta cidade, se está organisando uma estudantina de operários que, nas horas vagas, se entreteem na muzica, innocentemente, e muito melhor do que gastando o seu tempo em diversões perniciosas.
Caminhae, caminhae. Adiante! Assim é que é andar.
Escrevendo assim parece-nos divisar umas caretas de taberneiros offendidos… que sentem a concorrência dos cobres à gaveta. É assim; tenham paciência
".


Sem comentários:

Enviar um comentário