sábado, 28 de novembro de 2009

DIVISÃO MOTORIZADA AVANÇA SOBRE ESTARREJA


O nosso conterrâneo António Miguéis Fadigas, conhecido na nossa terra por 'António Noca', era empregado nas oficinas do caminho de Ferro, na Figueira. Casado e pai de três filhos: Manuel (pai do nosso amigo João Fadigas), Lídia e Carlota, foi também, nos seus tempos livres, devotado colaborador da Sociedade de Instrução Tavaredense, onde exercia funções no 'bufete', especialmente nas noites em que havia teatro ou baile.

Durante muitos anos fez parte do saudoso agrupamento 'Os Inseparáveis' que, como já contámos, se reunia, em confraternização, todos os anos no dia 1º. de Maio. Um dia, já não sabemos se devido a doença ou desastre, sofreu amputação de uma perna, passando a andar de muletas. Entretanto os filhos fizeram suas vidas e, quando ficou viúvo, teve de abandonar a sua casa na Rua Direita e deixar Tavarede, indo viver para Estarreja, onde residia sua filha nais nova, a Carlota, com seu marido, o Eduardo Panão.


Um belo dia, e porque a amizade de muitos anos assim o exigiu, um grupo de amigos seus da Terra do Limonete resolveu fazer-lhe uma visita, de surpresa. E um belo domingo, eis que partiu da nossa terra um grupo de ciclistas (mas ciclistas motorizados) em direcção a Estarreja, com o fim de dar um abraço ao nosso patrício e familiares. Os jornais figueirenses noticiaram o facto. Foi esta aventura em Abril de 1956.
No passado domingo, um numeroso grupo de Tavaredenses, conduzindo-se integralmente em bicicleta motorizada, deslocou-se à vila de Estarreja, em visita ao nosso conterrâneo sr. António Migueis Fadigas, que ali reside, há tempos, com sua filha Carlota e seu genro sr. Eduardo Panão.
A “divisão” motorizada era constituída por 11 unidades, a saber: Ricardo Medina, Pedro Medina, Vitor Medina, José Medina, Alvaro Simões, Manuel Esteves Ferrão, Manuel Lindote Pinto, Manuel Nogueira e Silva, João Mendes e Amilcar Vaz de Oliveira e seu filho.
Após a visita, que provocou lágrimas de alegria e emoção, os excursionistas regressaram por Aveiro, onde presentemente funciona a sua afamada “Feira de Março”.

Tudo correu bem e por assim dizer “milagrosamente”, pois não obstante um dos veiculos ter regressado com peças a menos nem por isso deixou de cumprir rigorosamente a sua obrigação, para o que influiu, certamente, a boa marca de “gasolina” usada pelo motorista.. (A Voz da Figueira)"

Foi um dia bem passado pois mataram-se saudades, trocaram-se abraços e comeu-se bem (o almoço, como não podia deixar de ser foram enguias fritas e salada) e regressou-se sem problemas.
Fotos: 1 - António Miguéis Fadigas; 2 - Jogando fuitebol no grupo de 'Os Inseparáveis'; 3 - Os excursionistas em Estarreja.

1 comentário:

  1. Exm.º Senhor,

    A Câmara Municipal de Estarreja edita anualmente, desde 2007, a revista "Terras de Antuã", a qual versa sobre "histórias e memórias do concelho de Estarreja".
    Nesse sentido, e porque a dita publicação inclui um capítulo intitulado "Saudades" onde se reproduzem fotografias antigas referentes a este concelho, venho por este meio pedir o favor de autorisar a reprodução da imagem que aqui publica, solicitando-lhe o o envío da mesma com pelo menos 200 ou 300 dpi's para info@fundacaomadureira.com.
    Antecipadamente grato,

    Delfim Bismarck

    ResponderEliminar