terça-feira, 17 de novembro de 2009

O PRIMO HELDER

Completa amanhã, 18 de Novembro, as suas lindas 81 Primaveras, o nosso Amigo Helder Marques Correia de Oliveira. Foi neste dia, no ja longinquo ano de 1928, que o Tio Joaquim Marques e a srª Rosa foram os felizes pais de um 'pimpolho' que, com o correr dos anos, haveria de se tornar um dos símbolos da nossa querida Terra do Limonete.

Acabados os seus estudos, muito jovem ainda começou a trabalhar (em 1952) nas oficinas dos Caminhos de Ferro, salvo erro como electricista das automotoras, onde permaneceu até ao ano de 1956. Companheiro de trabalho de meu Pai, com ele 'alinhava' sempre que entendiam. Com ele e com os restantes camaradas de trabalho (trabalhavam por turnos), pois formavam verdadeira família.
Em Julho de 1956 resolveu emigrar para Angola, onde vai trabalhar, na Companhia dos Diamantes (Diamong) até ao ano de 1961. "Helder Marques Correia de Oliveira, ao retirar-se para Angola e na impossibilidade de se despedir pessoalmente de todos os seus amigos, como era seu desejo, vem por este meio fazê-lo, a todos oferecendo os seus limitados préstimos em Lunda. Tavarede, 1 de Setembro de 1956".


Entretanto havia-se iniciado na música, tendo como 'professor' José Nunes Medina, fundador e director do Lúcia-Lima Jazz. Ali começou a tocar saxe soprano.

Acabado o contrato com a Diamong, foi trabalhar, para a NATO, durante o período de 1961 a 1964, ano em que regressou à nossa Terra. Foi em Maio deste último ano que iniciou a sua 'longa e dura caminhada' nas "Malhas". Foram 30 anos de luta, de sacrifícios e, também, de algumas alegrias.

Entretanto, no dia 1 de Setembro de 1957, casou com D. Augusta da Conceição Simões Nossa, das Alhadas, que tem sido, desde então, sua dedicada esposa e extremosa companheira. Foram pais, muito orgulhosos, de uma filha e 'babosíssimos' avós de um neto.


No dia 31 de Março de 1994, foi-lhe prestada uma justíssima homenagem. "Ilustre Tavaredense, pessoa simples, estimado, considerado e respeitado por toda a gente, profissional exemplar, bom chefe, bom colega. E acima de tudo grande amigo".

Na verdade, e todos o reconhecem, o 'Primo Helder' tem sido uma dedicação extraordinária a todas as iniciativas de carácter social, e não só em Tavarede e sua freguesia.


Não posso deixar de recordar os momentos tão felizes que passámos em Reveles, há tantos anos!, onde o Helder, tal como eu, tivémos grandes amigos. Quase todos já partiram. Mas, sem dúvida, que deixaram muitas saudades.

Primo e Amigo Helder: desejo, sinceramente, que ainda por muitos anos continues a servir a causa a que te dedicas: Tavarede. E, não te esqueças, a Tuna da nossa terra, está sempre a contar contigo.

Um grande abraço de parabéns extensivo a tua Esposa e a toda a tua Família.

Fotos: 1 - O Helder com o seu amigo e companheiro na Tuna João Mendes;2 - Fogueteiro. No Largo da Igreja, durante uma festa; 3 - A Tuna preparando-se para uma alvorada; 4 - Em Reveles, por ocasião das festas à Senhora da Saúde.

1 comentário:

  1. Também amanhã, 18 de Novembro, se comemora o 115º aniversário do nascimento de Mestre José da Silva Ribeiro. É uma data que nós, Tavaredenses, não devemos esquecer.
    Vitor Medina

    ResponderEliminar