domingo, 13 de dezembro de 2009

Sociedade de Instrução Tavaredense - 7

Tanto quanto consegui encontrar, foi em Janeiro de 1913, para comemorar o 9º. aniversário da colectividade, que se realizou a primeira sessão solene. Até então, a data comemorava-se com uma Assembleia Geral, onde, além de se aprovarem as contas e elegeram os novos corpos directivos, eram entregues prémios aos melhores alunos da escola nocturna, etc.

Vou transcrever, portanto, uma notícia destas festas.

"Decorreram com entusiasmo as festas comemorativas do aniversário da Sociedade de Instrução Tavaredense, cumprindo-se fielmente o seu programa.
No sábado, récita de gala, representou-se o drama em 4 actos – João José -, cujo desempenho foi bom, sendo os amadores muito aplaudidos. O sr. Vicente Ferreira recitou a poesia Honra aos Mestres, terminando com o hino escolar cantado pelos alunos da aula nocturna (apoteose à escola).
No domingo de manhã uma salva de 21 tiros anunciava a continuação da festa. Às 12 horas, exposição da sede da Sociedade, que se achava lindamente ornamentada, vendo-se ali os retratos dos srs. Drs. Manuel de Arriaga, Bernardino Machado, Afonso Costa, etc.
Às 15 horas começou a plantação de árvores no largo pertencente ao edifício, formando-se seis grupos, por tantas serem as árvores.Cada um destes grupos de rapazes encarrega-se do tratamento da planta que lhe coube em sorte e no fim do ano serão premiados os que maior zelo manifestarem no cumprimento da sua missão.
A este acto, a que assistiu uma multidão de povo, vimos, com prazer, alguns homens, velhos, lançarem mão das pás e enxadas, ajudando afanosamente os rapazes na sua árdua tarefa. Belo exemplo!
Às 16 horas, achando-se a sala repleta de espectadores, procedeu-se à sessão solene para a distribuição de prémios aos alunos mais aplicados e posse ao novo corpo gerente.
Proposto pelo sócio sr. João dos Santos, para presidir à sessão, o sr. Dr. Manuel Gomes Cruz, iniciador da primeira escola nocturna em Tavarede há mais de treze anos e que posteriormente ficou a cargo da Sociedade de Instrução, foi por uma unânime salva de palmas aprovada esta proposta.


Tomando lugar, o sr. Dr. Cruz nomeou para secretários os cidadãos João dos Santos e Manuel Jorge Cruz e, aludindo à criação da primeira escola nocturna em Tavarede, pôs em relevo os generosos serviços que a ela prestou o sr. João dos Santos. Prosseguindo no seu pequeno mas brilhante discurso, louvou as direcções qaue têm trabalhado pelo progresso da Sociedade de Instrução, enalteceu o valor da festa da árvore e incitou os que o escutavam a cooperarem sempre em obras de instrução, educação e civismo como aquela que ali se celebrava e que muito honrava Tavarede. Uma salva de palmas cobriu as suas últimas palavras.
Erguendo-se para falar o sr. Dr. José Gomes Cruz, produziu-se na sala um grande silêncio. Começou por dizer que, sendo convidado para tomar parte numa festa tão simpática, na sua terra, acedeu da melhor vontade, e limitando-se apenas a dar uma lição de botânica. Não podemos, por falta de tempo e espaço, acompanhar o ilustre conferente que, durante mais de uma hora, prendeu, com bastante interesse, todo o auditório, usando de uma linguagem de fácil compreensão para todos. Concluiu por um apelo patriótico aos seus conterrâneos para que trabalhassem sempre no sentido de serem úteis a si e à Pátria. Ao terminar o conferente foi calorosamente ovacionado.
Tomando a palavra o sr. Manuel Jorge Cruz, congratulou-se por assistir a tão simpática festa e por ter ensejo de ver que não foi inutilmente que ali, em algumas sessões idênticas, a que presidiu, aconselhou os seus consócios a trabalhar pelo desenvolvimento daquela colectividade, que continuava a sua marcha desassombradamente, derramando a instrução nas classes pobres. Terminou incitando as crianças no estudo e mostrando-lhes as vantagens que obtinham instruindo-se, e recomendando-lhes com instância a guarda e tratamento das árvores que acabavam de plantar. Palmas da assistência.
Fazendo de novo uso da palavra o sr. Dr. Manuel Cruz, refere-se ao carinho com que em algumas nações se tratam as árvores e elogia a dedicação de José da Silva Ribeiro pelo seu trabalho em prol da Sociedade, acabando por erguer um viva ao povo de Tavarede, que foi entusiasticamente correspondido.
Encerrada a sessão, os alunos entoaram o hino escolar, ouvindo-se depois muitos vivas aos srs. Drs. Afonso Costa, Bernardino Machado, Manuel e José Cruz, Sociedade de Instrução, República Portuguesa, etc.
Em seguida foi servido na sala de aula nocturna um lanche aos alunos.
Pelas 20 horas começou o baile dedicado às famílias dos sócios, dançando-se animadamente até às 23 horas.
Assim terminou tão esplendorosa festa, que a todos deixou as mais agradáveis impressões.
Na mesa foram lidas cartas e ofícios de várias colectividades da Figueira e Buarcos saudando a Sociedade de Instrução pelo seu 9º aniversário.
Durante o dia a fachada da casa esteve embandeirada".

Fotografias: 1 - Cenário do Largo da Igreja (julgo ser da revista 'Na Terra do Limonete' - 1912; 2 - Manuel Jorge Cruz, jornalista, proprietário de 'A Voz da Justiça', presidente da Assembleia Geral da SIT e autor do primeiro regulamento interno.

Sem comentários:

Enviar um comentário