domingo, 21 de fevereiro de 2010

O S. Paio e a sua capela

Hoje volto a escrever umas coisas sobre o S. Paio do Prazo e a sua capela.

Deveria, esta capela e este santo, ter bastantes devotos em Tavarede. No ano de 1564, o Cabido da Sé de Coimbra, proprietário de todo aquele local, enviou uma carta de confirmação 'para haver licença de bôdo, junto à ermida de São Paio, no Couto de Tavarede'.



Mas... quem foi este Santo? Vejamos a história deste santo segundo a Grande Enciclopédia Portuguesa-Brasileira:

Pelágio ou Paio (S) - Mártir; festa litúrgica na diocese de Coimbra, a 26 de Junho. Era, ao que parece, originário de Tui. Tendo ficado cativo na batalha de Val de Junquera seu tio Hermoíglo, bispo de Tui, foi o jovem Pelágio, que contava apema 10 anos de idade, dado em reféns pela sua libertação. Enviadfo para Córdova, esteve encarcerado três anos, ao fim dos quais foi martirizado por ordem de Abderramão III. As actas do martírio foram escritas por um presbítero chamado Ragnel, pouco depois do acontecimento. Aí se diz que o menino passava o tempo na prisão lendo as 'Escrituras' e conversando com outros cristãos cativos ou que iam visitá-lo. Um dia foram ao cárcere uns ministros de Abderramão que, encantados pela sua beleza, falaram nele ao califa. Mandou este que o levassem à sua presença e tentou convertê-lo às práticas muçulmanas e atraí-lo a actos desonestos. Como o menino resistisse, mandou-o matar. Os algozes cortaram-no aos pedaços, ainda vivo, em horroroso suplício que durou três horas, das 11,3o da manhã às 2,30 da tarde, no domingo 25 de Julho de 925. Os cristãos de Córdova recolheram as relíquias, colocando a cabeça na igreja de S. Cipriano e o resto na de S. Gens. A fama do martírio espalhou-se rapidamente por toda a Península e em breve ultrapassou as fronteiras. Pelo ano de 960, uma poetisa, de origem saxónica, chamada Rowinta, consagrou-lhe uma composição em versos latinos. O culto de S. Paio tornou-se muito popular em Portugal, passados poucos anos depois do seu martírio. Há umas sessenta e cinco igrejas paroquiais que o têm como titular.

Surgiu-nos, então uma enorme surpresa! A imagem que representa o santo e que está no altar da capela não é, de forma alguma, a de um menino de treze anos! Já homem de idade, com cerrada barba preta, não é, de forma alguma, aquela beleza que encantou os ministros de Abderramão! Mas parece não haver dúvidas de que o S. Paio venerado em Tavarede é aquele martirizado menino.

Sem comentários:

Enviar um comentário