segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Sociedade de Instrução Tavaredense - 16



Voltaremos a falar sobre “O Sonho do Cavador”. Com várias reposições, a última das quais em 1987, recebeu diversas alterações ao texto inicial, tendo nós encontrado quatro versões, muito embora nelas sempre se tenha mantido a linha base inicial.
Uma notícia de Junho de 1928, dá-nos conhecimento de que se realizou na Sociedade “uma interessantíssima sessão, na qual foi passada uma fita contendo mais de 100 fotografias de tipos e cenas de O Sonho do Cavador, projectadas, com admirável nitidez, num écran especial”.
A este propósito, informamos que se tratou de um trabalho do fundador e proprietário da Casa Havanesa, então situada ao Cais da Alfândega, na Figueira. Bem gostariamos de ver estas fotografias, mas, até hoje, ainda não as conseguimos localizar, não sabendo, aliás, se ainda existem. Por uma outra notícia, sabemos que estas fotografias, ou parte, estiveram, depois, expostas nas montras de vários estabelecimentos, sendo muito admiradas, pois “algumas das fotografias expostas, são perfeitas e honram a secção fotográfica da Casa Havanesa, onde foram executadas”.
Pelo aniversário comemorativo do 24º ano da fundação, em Janeiro de 1928, um grupo de amigos da colectividade, que se haviam autodenominado de “Grupo dos Dez Fixes”, fez integrar no programa um almoço, “servido em três grandes mesas, no palco”, a 50 crianças da freguesia. E na sessão solene foram descerrados dois retratos.





Coube ao dr. Manuel Gomes Cruz fazer o elogio e apresentação dos homenageados. “As suas primeiras palavras são de felicitação para a colectividade a que se honra de pertencer, e cujos serviços à educação do povo de Tavarede põe em relevo. Alude à homenagem que acabava de ser prestada, mostrando como a Sociedade de Instrução sabe manifestar a sua gratidão aos que a ajudam na sua nobre missão. António Simões é um elemento valiosíssimo, que, com a sua competência e dedicação sem limites, conseguiu fazer brilhar, da maneira de todos conhecida, o grupo dramático; Manuel Tondela foi durante cerca de vinte anos o professor de primeiras letras da aula nocturna, prestando ali grandes e desinteressados serviços”.



Aproximam-se as comemorações das “Bodas de Prata”. Depois de uma série de 17 representações, as duas últimas em Buarcos, no Grupo Caras Direitas, “O Sonho do Cavador” interrompeu a sua carreira. E começaram os preparativos para as festas de aniversário. “Sob a direcção do sr. António Simões, coadjuvado pelo sr. José Nunes Medina, organizou-se o orfeão desta Sociedade, constituído por umas 50 figuras. Fazem parte dele os alunos da escola nocturna, as amadoras e amadores do grupo dramático e ainda outros sócios”.

Vejamos, então, o programa que foi distribuido.
Sábado – 19 de Janeiro – Récita de gala: I parte – Hino da Sociedade de Instrução (vozes e orquestra), pelo orfeão, dirigido por António Simões; Amor Filial, de Tomás Borba; Rapsódia, de Joice; e Zé Pereira, de Armando Leça. II parte – Recitativos e música, com a gentil colaboração da distinta poetisa srª D. Maria de Jesus e do sr. José Maria de Jesus. III parte – Representação da opereta em 2 actos As duas mantas do Diabo, com 12 números de música do sr. José L. Páscoa.
Domingo – 20 de Janeiro – Alvorada, às 7 horas, por um fanfarra; almoço, às 11 horas, a 50 crianças da freguesia; às 15, sessão solene; e às 21, baile de gala.
Entretanto a assembleia geral reuniu para apresentação das contas. “A leitura do relatório da direcção produziu uma impressão esplêndida. É um documento em que se faz uma exposição clara do que foi este ano de gerência. Tudo ali se relata com clareza, de modo que todos os sócios ficaram conhecendo a aplicação que tiveram as receitas da Sociedade. O esforço da secção dramática foi admirável e permitiu que se saldassem os dois empréstimos – das obras do edifício e da instalação eléctrica. A gerência liquidou estes empréstimos, pagando cerca de uma dezena de contos, e deixou para a nova gerência um saldo de mais de 800$00”.


As festas decorreram com o costumado brilho. A imprensa refere que as espectativas não só foram confirmadas, mas, mesmo, excedidas. “Dificilmente poderá realizar-se com maior simplicidade, mais alto significado e maior brilhantismo a comemoração do aniversário duma colectividade cujo programa se subordina a este tema geral – Instrução e Educação”.


Fotos: Os homenageados nesta sessão solene: António Maria de Oliveira Simões e Manuel Rodrigues Tondela

Sem comentários:

Enviar um comentário