domingo, 21 de fevereiro de 2010

Vitalina Gaspar Lontro

Recordei, ainda não há muito tempo, a minha estreia como amador teatral, pelo Natal de 1949.

Fazia o papel de minha mãe a Vitalina. Faleceu ontem, 20 de Fevereiro e foi hoje a sepultar no cemitério da sua e nossa terra: Tavarede.


Como todas as raparigas e rapazes dos anos 20, 30, etc., fez parte do grupo cénico da Sociedade de Instrução Tavaredense, fazendo a sua estreia em 1936, na peça 'Canção do Berço', com o papel de Sóror Maria de Jesus. Ainda no mesmo ano representou na reposição de 'O Sonho do Cavador'.

A partir de então e até 1955, muitas foram as peças em que interveio. A Morgadinha de Valflor, Entre Giestas, Recompensa, Envelhecer, O Grande Industrial, Horizonte, Génio Alegre, Raça, Pé de Vento, Serão Homens Amanhã, Ana Maria (que foi a última, em 1955), passando por muitas outras, como comédias, autos de Gil Vicente, etc.

Na primeira série do 'Chá de Limonete' fez os papéis de Chá, Sebastiana Luiz, A mulher da gamela, etc.
Em 1952 os amadores tavaredenses foram a Leiria apresentar a peça 'Raça'. Eis a nota que o crítico Miguel Franco, escreveu sobre a Vitalina: "D. Vitalina Lontro, curiosa na 'Viscondessa': duma comicidade, às vezes hesitante, mas sempre sóbria, elegante até. Merece felicitações especiais por ter conseguido dominar o quantas vezes indomável: o 'fácil' da figura, e ainda por outros motivos que se prendem com a estrutura da sua personagem e a maneira como foi compreendida, quando teria sido tão natural interpretá-la de modo diverso'.


Em 1994, comemorando os 100 anos do nascimento de Mestre José Ribeiro, a nossa conterrânea Ana Maria Caetano escreveu 'Palavras de uma Vida', na qual a Vitalina Lontro regressou ao palco da SIT para interpretar o papel dela própria, num acontecimento a que assistiu, aquando da prisão de Mestre José Ribeiro, quando ia com ela, a pé, para Tavarede, depois de um dia de trabalho.

A Sociedade de Instrução Tavaredense concedeu-lhe o diploma de Sócia Honorária em 1946.

Emigrante durante vários anos, regressou definitivamente à sua terra natal, onde viveu até agora. Que descanse em paz esta nossa conterrânea que agora nos deixou.
É muito interessante o seu depoimento publicado no livro do Centenário da SIT.
Fotos: 1 - Auto da Barca do Inferno "Anjo"; 2 - Chá de Limonete "O Forno da Poia" (segunda da direita); 3 - Em Tomar, nos anos 40 (primeira da direita)

Sem comentários:

Enviar um comentário