segunda-feira, 1 de março de 2010

Grupo Musical e de Instrução Tavaredense - 13

E vem, então, a noticia das comemorações do dito aniversário.

“ Como tinhamos noticiado, foi nos passados dias 18 e 19, sábado e domingo, que o florescente Grupo Musical e d’Instrução Tavaredense, comemorou a passagem de mais um aniversário - o décimo quinto.
Nós, que nos orgulhavamos, e orgulhamos, de vêr passar sobre o seu glorioso estandarte mais um ano de esforços e de iniciativas, devemos dizel-o e confessal-o abertamente, que as festas que a simpatica colectividade local organisou, deixou-nos no mais recondito do nosso coração, uma imorredoira e inesquecivel recordação.
E não só no nosso intimo que ficaram estes dias marcados como tambem no daqueles que teem o orgulho de se dizerem tavaredenses e por certo em todas as pessoas que a elas assistiram. Porque é sempre belo e seductor o vêr passar sobre o nome d’uma colectividade de Instrução ou Recreio mais um ano de vida, que representa um ano de esforços.
Como marcava o programa das festas, realisou-se no sábado á noite um espectaculo de gala, para sócios e suas familias com as peças anunciadas, Os dois Nénés, comédia n’um acto e Amores no Campo, opereta em 2 actos.
No desempenho da comédia, temos, a nosso vêr, a salientar em primeiro logar a interpretação consciente da conhecida e apreciada amadora, D. Violinda Nunes Medina e Silva, que nos deu a impressão de que não era uma amadora, mas sim uma artista de carreira pelos seus conhecimentos, e pela sua apresentação é pois digna dos nossos elogios.
Em segundo logar temos o trabalho seguro e proficiente do amador Antonio Medina Junior e seu tio José Medina; e em seguida temos tambem o bom trabalho de D. Idalina d’Oliveira Fernandes e João d’Oliveira, todos já conhecidos do nosso povo.
Finda a representação d’esta comédia, realisou-se a apresentação dos alunos da Escola do Grupo, que executaram sob a direcção do seu professor - o nosso amigo, António d’Oliveira Lopes, alguns numeros de ginastica suéca, tendo sido muito ovacionados, pela maneira correcta como se apresentaram.
Desceu o pano. E pouco depois subiu novamente, entrando no palco as amadoras Srªs. D.D. Clarisse d’Oliveira Cordeiro e Idalina Fernandes, tendo esta convidado a vir ao palco o Sr. Antonio Victor Guerra, para lhe fazer a entrega duma linda bandeira, oferecida pelas amadoras da Secção Dramática do Grupo e d’um lindo e artístico livro em sêda, pintado pelo distincto artista Sr. Antonio Piedade, oférta dos Srs. Manuel Nogueira e Silva e Adriano Augusto da Silva, lindos laços de sêda com dedicatórias, oferecidos pela menina Maria Luiza Medina, filha do Sr. Adriano A. Silva e pelos Grupos de “Foot” - Sportesinhos Foot-Ball Club e Tavarede Foot-Ball Club.
Finda as entregas feitas ao Sr. Antonio Guerra pelas Srªs. Idalina Fernandes e Clarisse Cordeiro, a orquestra executou o hino do Grupo, tendo sido levantados muitos vivas.
Segundo a praxe foram colocadas no estandarte do Grupo Musical, pela Srª. D. Clarisse d’Oliveira Cordeiro.
Em seguida o Sr. Antonio Guerra, agradeceu em seu nome e em nome da colectividade que representava, proferindo algumas palavras sobre o convite que lhe acabavam de fazer, e por ultimo terminou elogiando as amadoras do teatro e os teams de Foot Ball.
Depois tivémos recitativos por José Maria de Carvalho e Belarmino Pedro.
Seguindo-se, conforme o estabelecido no programa, as guitarradas, por elementos da Tuna do Ginásio Club Figueirense, e que foram caprichosamente executadas pelos Srs. Rodrigues Quaresma Galvão, Alberto d’Oliveira, José Maria Marques Violante e Benedicto Guerra, pelo que foram bisados e aplaudidos frenéticamente.
E, nós, devemos dizer aqui publicamente, que foi um esplendido número que compoz o programa das festas, porque, em abono da verdade, são incontestávelmente os melhores guitarristas da Figueira.
Os bonitos números que executaram, caíram-nos na alma, como as suaves melodias dos rouxinóis em manhãs de plena primavéra.
Seguiu-se a representação da linda e aparatosa operêta em 2 actos, de Firmino de Vilhena, musicada inteligentemente pelo maestro Sr. Eduardo Pinto d’Almeida, Amores no Campo...
Do desempenho só podemos dizer que correu muito bem.
Salientando-se no entanto o trabalho de A. Medina Junior e Violinda Medina, que andaram muito bem.
Emfim, todos os amadores se esforçaram para que a representação da mesma fôsse de molde a merecer os fartos aplausos que lhes dispensaram todos os espectadores.
E terminou aqui o espectaculo de Gala. Deixando em todos, as melhores impressões e saudades d’aquela noite de arte e beleza.
Como tambem marcava o programa, tivémos no domingo pelas 7 horas a clássica salva d’umas dezenas de morteiros e alvorada pela Tuna do Grupo, que percorreu as principais ruas de Tavarede.
Ao meio dia o bodo aos pobres mais necessitados da freguezia. Pelas duas horas, exposição da séde que se encontrava caprichosamente engalanada por um devotado amigo e sócio do Grupo Musical.
Seriam umas cinco horas, quando teve começo a Sessão Solene, á qual presidiu o sr. Antonio Victor Guerra, secretariado pelos srs. José da Silva Lopes, Delegado do A Figueira Desportiva, e Antonio d’Oliveira Cordeiro.
Terminada a leitura do expediente que era numeroso, foi dada a posse aos novos Corpos Gerentes e em seguida usou da palavra o Comandante sr. Julio Valente da Cruz, que fez uma brilhante conferencia, versando o tema da instrução.
Seguiu-se no uso da palavra os Srs. Antonio Medina Junior, Antonio d’Oliveira Lopes, Belarmino Pedro e Antonio da Silva Lopes. Tendo em seguida o Sr. Presidente encerrado a Sessão.
Durante esta foi pela Tuna executado diversas vezes o hino do Grupo Musical, pelo que se ouviram muitos vivas.
E para que o programa fôsse cumprido á risca, realisou-se um baile que decorreu animadamente, tendo terminado perto das duas horas da madrugada.
E pronto - estavam terminadas as festas de mais um aniversário do Grupo Musical e d’Instrução Tavaredense, que tiveram sempre a coroal-as como de costume, uma grande animação e entusiásmo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário