terça-feira, 6 de julho de 2010

Grupo Musical e de Instrução Tavaredense - 29


Abril de 1940. O Grupo Musical realizou mais uma “Festa da Primavera”. “O salão estava lindamente ornamentado, predominando as flores lindas deste florido rincão, circundadas por negras andorinhas, as mensageiras da Primavera. Esta festa repete-se nos próximos sábado, em soirée, e domingo, em matinée, desta vez abrilhantada pelo novel agrupamento local, Lúcia Lima Jazz, que faz a sua estreia em público”. “… o “clou” da festa, foi sem dúvida alguma, a estreia do Lúcia Lima Jazz, cujos componentes se portaram galhardamente na sua primeira apresentação, merecendo gerais aplausos”, comentou um periódico figueirense.
Para a organização do novo conjunto musical havia sido convidado o tavaredense José Nunes Medina. Em Fevereiro, numa acta da Direcção, lê-se que “continuam a decorrer com bastante animação os ensaios do nosso novo grupo de jazz, devido ao grande esforço e boa vontade dos seus componentes, bem como do nosso digno consócio José Nunes Medina, que tem dispensado para a sua boa organização a sua melhor e desinteressada boa vontade”. Como dissemos a estreia fez-se no dia 13 de Abril de 1940.

Agradou em absoluto. Depois de mais algumas festas em casa, o conjunto efectuou a sua primeira saída, à Sociedade de Instrução Tavaredense. Seguiram-se, depois, deslocações às Alhadas, à Sociedade Boa União, e à Figueira, aos Caixeiros.
Este conjunto teve uma existência relativamente longa, mais de 30 anos. Além de Tavarede, actuou em muitas outras terras para onde era convidado para abrilhantar festas, dada a sua enorme categoria musical.


No dia 13 de Abril de 1941, a Direcção organizou uma festa para comemorar o 1º aniversário da orquestra. “Este baile deu um deficit de $65, mas isso deve-se às despesas que se fizeram com o nosso jazz, pois esta Direcção entendeu que devia, neste dia, mostrar o seu reconhecimento pelo trabalho que o dito jazz tem prestado à nossa associação”.
E a 26 de Abril de 1942 realizaram uma matinée comemorativa do 2º aniversário do Lúcia Lima Jazz, sendo descerrada a sua fotografia e oferecido um objecto ao seu director musical, José Nunes Medina.

(da esquerda para a direita: Pedro Nunes Medina, rabecão; Manuel Loureiro, trompete; Benjamim Gaspar Lontro, saxofone; José Nunes Medina, director; Adelino da Silva Oliveira, bateria; Manuel Fernandes Pinto (Lindote), viola; José Gonçalves, trombone; e Joaquim da Silva Oliveira, violino)
Foto - José Nunes Medina (retalho do quadro 'Ensaio', do prof. Alberto de Lacerda - SIT) e Lúcia Lima Jazz (2º. aniversário)

Sem comentários:

Enviar um comentário