sexta-feira, 13 de agosto de 2010

D. Antónia Madalena de Quadros e Sousa

Morgada. 10ª. Senhora de Tavarede, nasceu no dia 3 de Junho de 1774, filha de D. Joana Madalena de Quadros, morgada de Tavarede, e de José Juzarte de Quadros Cardoso Maldonado. Casou em 26 de Dezembro de 1791, com o célebre e poderoso fidalgo D. Francisco de Almada e Mendonça.

Além da Casa de Tavarede, D. Antónia Madalena herdou o senhorio dos Casais das Eiras, de seu pai, e o morgado da Casa dos Leites, de sua prima D. Maria Madalena de Sousa Leite, viscondessa de Condeixa.

Com seu marido e restante família, passavam grandes temporadas na nossa terra. A propósito, Pinho Leal, no seu Dicionário de Portugal Antigo e Moderno, escreve que “quando aqui residiam (Tavarede), eram a providência dos pobres destes sítios. As senhoras de sua família deram muitos ornamentos para a igreja matriz, alguns dos quais ainda existem”.

Tiveram dois filhos: João de Almada Quadros de Sousa de Lencastre e D. Ana Felícia, que casou com o morgado de Roliça, D. Tomás da Cunha Manuel Henriques de Melo e Castro, condecorado com a medalha da campanha de guerra peninsular, tenente coronel do regimento de milícias da Figueira.

D. Antónia Madalena morreu em Tavarede, onde viveu depois da morte de seu marido, no dia 25 de Fevereiro de 1835. “Diz a tradição que foi enterrada ainda viva”, na sua sepultura no Convento de Santo António da Figueira. Não se encontrou qualquer explicação para esta “tradição”.

Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário