sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Diamantino Mendes da Rocha

Tavaredense, nasceu no Saltadouro, filho de Tomás Mendes Rocha e de Maria Matias. Casou com Maria de Jesus Silva, tendo três filhos, Alice, Lucília e António Manuel. Morreu no dia 27 de Agosto de 1980, com 70 anos de idade.
Alfaiate de profissão, tinha “atelier” em Tavarede, primeiro na Rua Direita e depois no Largo do Terreiro.
Tocador de concertina, era um grande animador das festas populares que então se realizavam, especialmente pelos santos populares. No Terreiro, formava orquestra com Pedro Medina, bandolim, e Manuel Lindote, pífaro e viola, mais um ou dois outros elementos que tocassem ferrinhos e pandeireta, instalavam-se nas velhas escadas da casa onde viviam José Vigário e a Ti Marquitas do Pires, que aproveitava a ocasião para fazer o seu negócio de venda de freiras e pevides. Intitulavam-se, jocosamente, como “Jazz da Malveira”.

Tocando sanfona no Cortejo Etnográfico do Concelho de Figueira da Foz - 1940

Por ocasião da romaria ao S. Paio, no primeiro domingo de Julho, era ele quem animava as tardes. Sentado num velho tronco, junto à capela, tocava animadamente as velhas modas de roda e o entusiasmante vira mandado, formando-se animada roda onde as palmas compassadas comandavam a dança.

Caderno: Tavaredenses com História

1 comentário: