sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Emília Duarte Costa

“Proprietária da Quinta dos Condados, em Tavarede, que há poucos dias se encontrava enferma, faleceu, notícia que consternou todas as pessoas que dela tiveram conhecimento e que apreciavam as distintas qualidades da veneranda senhora”.
Nascida em Liverpool (Inglaterra), filha de Tomás José Duarte e de Francês Jones Duarte, senhora de origem inglesa, viúva desde 1893 do sr. João José da Costa, “conservou-se sempre na sua confortável vivenda dos Condados, não quebrando as suas antigas relações com as melhores famílias da Figueira e multiplicando amoravelmente os actos de generosidade a favor de instituições humanitárias e de necessitados que a ela dirigiam o seu apelo.

Aspecto actual do palacete e da quinta dos Condados

Apesar dos seus 87 anos de idade, a srª. D. Emília Duarte Costa possuía ainda toda a lucidez do seu espírito culto, qualidade que mais cativava todas as pessoas que se honravam com a sua presença”.
Foi grande benemérita para a freguesia de Tavarede, especialmente para a Igreja Matriz, à qual concedeu diversos donativos. Também foi ela que deu o terreno necessário para a realização da feira de gado suíno, aos Quatro Caminhos do Senhor da Areeira.
Em Julho de 1911 foi agraciada com a medalha de filantropia e caridade do Instituto de Socorros a Náufragos.

Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário