quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Adriano Augusto da Silva

Natural de Tavarede, onde nasceu no dia 18 de Agosto de 1898, filho de Augusta da Cruz e de António Francisco da Silva. Casou, em Maio de 1921, com Maria Joana da Cruz, filha de José Maria Cordeiro e de Ana da Cruz, da qual se divorciou em Outubro de 1924. Em segundas núpcias, casou com a conhecida amadora teatral Violinda Nunes Medina, em Julho de 1925. Faleceu no dia 26 de Outubro de 1979.


Exerceu actividade profissional nos escritórios da Companhia dos Caminhos de Ferro na Figueira, tendo sido destacado, ainda que por curtos períodos, para Celorico da Beira, onde ocupou o lugar de chefe da estação, especialmente durante uma doença de sua esposa, a amadora Violinda Medina, que, por recomendação médica, carecia dos puros ares da Serra.


Foi destacado elemento nas colectividades locais. No Grupo Musical e de Instrução, além de director, foi professor na sua escola nocturna e fez parte do seu grupo cénico, revelando-se um razoável amador, especialmente em operetas, pois era dotado de boa voz de tenor.

Era um dos três cantores que cantava no coro daquela colectividade nas festas religiosas para que era solicitado.


Quando aquele grupo cénico cessou a sua actividade, em 1931, acompanhou sua esposa na mudança para a Sociedade de Instrução, onde, enquanto a saúde lho permitiu, colaborou, no desempenho das funções de contra regra.


Também teve uma passagem, ainda que relativamente breve, pelo grupo cénico do Ginásio Clube Figueirense.


Como músico, fez parte da Tuna do Grupo Musical, tocando flauta. No ano de 1923, foi eleito membro da Junta de Freguesia.
Um dos trabalhos de Adriano Silva

Ocupava os seus tempos livres com uma actividade muito curiosa: vasculhava os locais onde sabia que despejavam lixos, procurando “cacos” de louça pintada, especialmente tigelas e chávenas. Utilizava, pacientemente, os pequenos retalhos em colagens que fazia em jarras e vasos, formando interessantes peças decorativas.
Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário