quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Elói Domingues

Natural da freguesia de Maiorca, onde nasceu no dia 28 de Março de 1903, filho de José Domingues e de Maria da Luz Pinto, casou com Pureza Pinto Lourenço, tendo um filho, António. Faleceu, em Tavarede, a 8 de Setembro de 1995.
Elói Domingues e esposa, Pureza Lourenço, numa reunião familiar pelo Natal

Padeiro de profissão, tomou conta da padaria existente em Tavarede, no antigo Largo do Forno. Ao mesmo tempo, amanhava as terras que possuía na nossa terra e em Maiorca, e sendo um pequeno agricultor, fabricava vinho que, na altura própria, vendia ao copo na sua loja, cuja porta enfeitava com uma pernada de loureiro, costume antigo que assinalava local de venda de vinho.
Também tinha um pequeno alambique onde, além do seu, destilava o bagaço daqueles que fabricavam vinho e faziam aguardente.

Foi das últimas casas em Tavarede onde se matava o porco. Era sempre dia de festa para todos os amigos. Desde madrugada, com a morte do porco até à desmancha, havia reunião onde não faltavam os tradicionais petiscos, como o sarrabulho e as papas de moado, regadas abundantemente com o seu vinho e jeropiga, que ele também preparava.

Talvez pelo horário da sua profissão, nunca deu colaboração ao associativismo, havendo nota de unicamente ter feito parte de uma gerência do Grupo Musical. Era sócio do grupo de amigos “Os Inseparáveis”.

Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário