sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Anibal Nunes Cruz

Natural de Tavarede, onde nasceu no ano de 1891, filho de Romana Gomes Cruz e de Joaquim Nunes.

Exerceu a função de tipógrafo, na Figueira da Foz. Fundou e dirigiu, conjuntamente com outros companheiros de profissão, entre os quais o seu conterrâneo José da Silva Ribeiro, os jornais “O Rapaz”, “O Poeta”, “A Redenção” e “O Grito”, este no ano de 1920 e que foi um “verdadeiro porta-voz do operariado figueirense”.

Foi, também, um dos fundadores do Grupo da Juventude Republicana Dr. Bernardino Machado, de cujo grupo cénico foi amador, e do Grupo da Mocidade Operária Figueirense, do qual foi o primeiro presidente da direcção.

Até ao ano de 1912 foi correspondente em Tavarede do jornal “Gazeta da Figueira”, assinando as suas notícias sob o pseudónimo de “Ladina” e de “Labina”, este último anagrama do seu nome, Aníbal.

Fez parte do Grupo Musical e de Instrução Tavaredense como secretário da assembleia geral e serviu de ponto ao seu grupo dramático.

Em 1912, foi trabalhar para a Anadia, para a Tipografia “Bairrada Livre” e, posteriormente, mudou-se para Lisboa, onde exerceu o cargo de “chefe dos serviços gráficos” numa importante tipografia, até à idade da reforma. Foi, também, chefe da redacção do jornal “Ecos de Cacia”.

Após ter atingido a reforma, esteve em Tavarede numa curta estadia, fixando residência em Anta, Maiorca, onde morreu a 28 de Dezembro de 1964.

Casou com Ester Duarte Mota Cruz e teve um descendente: Joaquim Nunes Cruz.

Colaborou ainda em outros jornais locais, como “A Voz da Justiça”, “O Figueirense” e “A Voz da Figueira”.

Foi ele que deixou a informação de que sua avó lhe contava que, no tempo das pequenas sociedades dramáticas, chegou a haver cinco presépios, ao mesmo tempo, em Tavarede.
Grande apaixonado pela sua terra natal, foi acérrimo defensor das velhas tradições tavaredenses. Entre outras, é de sua autoria a seguinte quadra:

A fonte de Tavarede,
Dia e noite a correr,
Dá frescura e prazer
A todos que tenham sede.

Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário