sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Francisco de Carvalho

Nasceu em Tavarede, filho de António Carvalho e de Joaquina da Silva Cascôa. Morreu, em Buarcos, no dia 11 de Fevereiro de 1980.
Prestou serviço militar no Regimento de Infantaria 28, sendo incorporado no Corpo Expedicionário que foi combater em França, na I Grande Guerra, donde regressou em Maio de 1919.
Durante cerca de 50 anos fez parte dos amadores da Sociedade de Instrução. Iniciou a sua colaboração em 1914, em Os Amores de Mariana, acabando na peça A Conspiradora. Representou papéis em peças como Amor de Perdição, Entre duas Ave-Marias, Noite de S. João, Em busca da Lúcia-Lima, Pátria Livre, Grão Ducado de Tavarede, O Sonho do Cavador, A Cigarra e a Formiga, Os Fidalgos da Casa Mourisca, Justiça de Sua Majestade, Entre Giestas, A Morgadinha de Valflor, Ana Maria, Peraltas e Sécias, A Conspiradora, etc.
Tinha uma excelente voz de barítono, refere uma crítica de A Cigarra e a Formiga. Em 1954, por ocasião da Bodas de Ouro da colectividade, reviveu o papel de Ti Martinho Grave, da peça Entre Giestas, que interpretara muitos anos antes.
Certamente por ter inalado gazes nocivos durante a campanha militar, sofreu graves perturbações psíquicas, o que forçou ao seu internamento num hospital para doentes mentais, durante bastante tempo.
Foi sócio honorário da SIT, em 1967.
Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário