sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

MISSA DO GALO - NATAL


Foi extraordinario, muito grande, como nunca vimos, o numero de fieis que correram á nossa egreja para assistir á festividade que ali se fez na noite de 24 para 25, celebrando o nascimento do Menino-Deus.

Era meia noite quando, desvendado e throno do altar mór, disfructámos um espectaculo sublime: um pequenino presepio rodeado de dezenas de lumes que reluziam brilhantemente por entre aquelle bello quadro, que a todos os christãos inspira tanta fé e ardente commoção.

Echoou então por todo o templo a Gloria in excelsis Deo, e continuou em seguida a cantar se a missa, que findou ás 2 horas, sendo celebrante o revdº. vigario d’esta freguezia sr. Costa e Silva; serviram de acolytos os coadjuctores de Quiaios e das Alhadas.

Prégou o revdº. Pimenta, de Verride, versando o seu discurso sobre: o providencial nascimento do Redemptor, os feitos de Jesus e o martyrio a que foi condemnado, sofrendo sempre as mais crueis amarguras, sacrificado a isso pelas suas ideais alta e verdadeiramente sublimes.

A decoração dos altares mór e lateraes revelava bem o gosto artistico do sr. Bernardo da Cruz, que, em trabalhos d’aquelle genero, o tem já demonstrado, quer aqui, quer n’essa cidade. O effeito produzido pelo altar mór, visto a distancia, era deveras atrahente.

O côro estava bem organisado, tanto na parte insttrumental como vocal, e diga se a verdade (que não podemos occultar), se não fôra o estar n’uma festa d’aldeira, pelo que alguns musicos costumam desempenhar os seus papeis com bem pouco esmero, teria jus a ser geralmente apreciado.

Cremos bem que isto não deixa de lhes saltar aos olhos, como não deixa de saltar aos dos que assistem áquelles actos e tenham ouvido já, pelos mesmos musicos, córos e orchestras magnificas, merecedoras de incontestavel applauso.

Entendem-nos decerto.

O Menino foi beijado com fervor alvoroço, pois todos queriam ser os primeiros a depor-lhe o quente beijo d’amor.


(Gazeta da Figueira - 29.Dezembro.1900)

Sem comentários:

Enviar um comentário