sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Sociedade de Instrução Tavaredense - 73

Pelo aniversário de Janeiro de 1990, o grupo cénico fez a reposição de uma peça que, no ano de 1958, havia sido representada no Teatro da Trindade, em Lisboa, no Concurso de Teatro das Colectividades Amadoras, tendo conseguido honrosas classificações. Do programa das festas comemorativas dos 86 anos da SIT, fez parte a representação, no nosso palco, da peça ‘O crime da Aldeia Velha’, pelo Grupo Experimental de Mortágua, que agradou plenamente ao público tavaredense. Igualmente a nossa terra recebeu, uma vez mais, a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, de Tomar, que gentilmente acedeu ao convite que lhe foi endereçado.

Estas comemorações tiveram um especial carácter, pois o Rotary Clube da Figueira da Foz resolveu editar, em homenagem à memória de José da Silva Ribeiro, cuja capa insere um desenho de Zé Penicheiro. E no dia em que completaria 96 anos de idade, foi prestada mais uma homenagem ao saudoso Mestre de Teatro, com a inauguração do seu busto no largo fronteiro à sede da Sociedade de Instrução Tavaredense.


João de Oliveira Júnior

Mas o ano de 1990 ainda traria um enorme desgosto à nossa Colectividade e a Tavarede. Num acidente em Coimbra o nosso ensaiador, João de Oliveira Júnior, foi atropelado mortalmente. Foi mais um rude golpe para o grupo cénico. ‘Mas o Teatro não podia acabar em Tavarede. Ele já fazia parte dos tavaredenses’. Coube, então, à nossa conterrânea Ana Maria Caetano a responsabilidade do grupo cénico que ‘com muita coragem e determinação e demonstrando o seu grande amor ao Teatro e dedicação à SIT, assumiu o cargo’.

E foi com uma peça de Mestre José Ribeiro que iniciou a sua tarefa. Foi posta em cena ‘Terra do Limonete’, fantasia escrita e representada para a inauguração das obras feitas na nossa sede em 1965. Também esta peça foi representada nas Jornadas do Teatro Amador de 1991.

“Morreu João de Oliveira. O teatro do nosso concelho está de luto. A vida tem destas coisas. Ainda não se esgotaram os “ecos” da homenagem a esse outro grande Tavaredense e homem do teatro José da Silva Ribeiro e morre o seu continuador João de Oliveira. João de Oliveira morreu no passado dia 6 atropelado por uma ambulância quando passava numa passadeira na Av. Sá da Bandeira.
‘Terra do Limonete’

Que ironia do destino! João de Oliveira homem rigoroso no seu trabalho e na sua vida, morre atropelado numa passadeira e por uma ambulância... O teatro está mais pobre. A cultura figueirense que cada vez está mais abandonada e pobre, mais pobre e abandonada ficou com esta morte. Tavarede terra de teatro amador de grande qualidade e tradição perdeu mais um vulto que mantinha a tradição e a qualidade de um teatro que o público reconhecia e se reconhecia nas obras levadas à cena. A Sociedade de Instrução Tavaredense perdeu uma personalidade com que contava para manter a sua obra de cultura e do teatro. Oxalá os Tavaredenses consigam recuperar desta perda e manter o seu teatro, porque a Figueira precisa dele como do “pão (da cultura) para a boca”.

Sem comentários:

Enviar um comentário