quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Abílio Simões Baltazar

Foi um dos três compradores da quinta do Robim, vendida, em 1914, pelos herdeiros de João António da Luz Robim Borges. Era natural de Almalaguês.

No dia 12 de Agosto de 1928, integrado numa excursão com pessoas de Tavarede e da Figueira da Foz, que se deslocavam a Fátima para participarem nas cerimónias religiosas que ali se efectuavam, foi uma das vítimas do acidente de viação ocorrido em Reguengo do Fetal, já próximo do seu destino.

Ainda foi conduzido ao Hospital de Leiria, mas, devido à gravidade dos ferimentos, foi transportado, horas depois, para a sua residência, na Vila Robim, onde faleceu instantes após a sua chegada. “O extinto, que sofreu dolorosamente em poucas horas, era um carácter probo, cheio de dignidade e dotado de excelente coração”. Contava 78 anos de idade e era casado com Maria José Pedro.

A propósito da compra daquela quinta, que estava montada com todo o equipamento necessário à exploração agrícola e pecuária, constou que, depois da aquisição e divisão dos terrenos, procederam ao levantamento de toda a instalação de rega, que, sendo a tubagem em chumbo, foi vendida, apurando, só nesta venda, um valor superior ao dispendido com a compra da quinta.
Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário