sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Benjamim Monteiro de Sousa

Filho de António Monteiro de Sousa e de Emília Neto Sacramento, residia em Tavarede, onde faleceu no dia 3 de Junho de 1970, contando 76 anos de idade.

Profissionalmente exerceu funções na Central Eléctrica, onde trabalhava com as máquinas produtores de electricidade.

Foi integrado no Corpo Expedicionário Português que, em França, combateu durante a primeira grande guerra. Tinha o posto de 1º. Cabo no Regimento de Artilharia 2 e regressou de França em 1919.

Em 1923 foi eleito para a Junta de Freguesia, sendo nomeado tesoureiro. No ano seguinte foi escolhido para exercer a função de regedor “… pessoa digna e cordata, que saberá honrar o seu cargo”.

Casado com Isabel Cordeiro, tiveram 6 filhos: Silvino, Alice, Jorge, Rui, Mário e Arménio. Ocupava os tempos livres do seu emprego, onde trabalhava por turnos, no amanho de umas terras no Prazo, perto da capela de S. Paio.

Algumas vezes fui o filho Mário, levar o seu almoço, ao trabalho, na central eléctrica. Iamos pelo caminho da Várzea e, a seguir ao largo do Pinheiro Manso, entrávamos por um portão num caminho que, pelo chamado juncal, ia até ao nosso destino. Quando sabíamos que havia matança de bois no matadouro municipal, levávamos uma panela e iamos lá buscar sangue, que, depois de cozido, era um excelente petisco. Bons tempos, aqueles!
Benjamim Monteiro é o primeiro da última fila, à direita. Foto tirada aquando do casamento do filho Jorge com Maria da Piedade Lontro.

Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário