sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Elvira Sisnandis

Filha do Conde Sisnando Davidiz e de Ourovelida Nunes. Foi ela a autora, juntamente com seu marido, da doação do “Lugar de S. Martinho na vila de Tavarede”. É o primeiro documento onde aparece o nome da nossa terra.

“Carta de doação – Em nome da Santa e indivisa Trindade, eu, servo de Deus, Martim Moniz, juntamente com minha mulher Elvira Sisnandis, pois que desde remotos tempos é costume dos nobres paternos, levados pelo afecto do amor, distribuírem alguma parte dos seus próprios benefícios pelos seus amigos fiéis, cujos serviços lhes comprazem, por isso também nós benevolamente comovidos pelo favor da vontade, de boa mente e de motu próprio, fazemos carta de doação a ti, João Gondesindiz, do lugar de S. Martinho na vila de Tavarede. Pelo oriente está aquela várzea que parte com a vila de Tavarede pela pena de Azambujeiro e daí corta no Sovereiro Curvo em direcção à Mamôa; pelo ocidente a vila de Emide; pelo sul estão as salinas junto do rio Mondego; pelo norte a vila de Quiaios.

Concedemos-te, na mesma já mencionada vila de S. Martinho, todos que outrora aí recebeu Cidel Pais do Conde D. Sisnando, que Deus tenha, e estão situados no território de Montemor para o lado da praia ocidental…”.
Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário