quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sociedade de Instrução Tavaredense - 83


O Centenário da Sociedade de Instrução Tavaredense aproximava-se rapidamente. Uma comissão de sócios foi constituída para a organização de umas comemorações em tudo condignas com o passado da Colectividade. O espectáculo de aniversário de Janeiro de 2000, preparado pela encenadora e directora do grupo dramático, Ilda Simões, teve o título de ‘Instantes de Teatro’.


Duas cenas de
‘Instantes de Teatro’

“Momentos de vidas passadas e presentes, testemunhos da dedicação que os tavaredenses têm pela terra onde nasceram e pelos homens que fizeram a sua história” foram a tónica da representação com que a Sociedade de Instrução Tavaredense encerrou as comemorações do 96º aniversário da colectividade. Escrevendo no palco (de tão ricas tradições) Gratidão, Homenagem e Dedicação num arranjo teatral denominado “Instantes de Teatro” que teve o condão de repôr em cena muitos dos êxitos que contribuiram para o brilhante historial da Sociedade de Instrução Tavaredense, o grupo cénico soube estar à altura das responsabilidades com mais uma “peça” de magnifica concepção e actuações de grande brilho.

No dia Mundial do Teatro de 2000 foi levada à cena uma das mais conhecidas e admiradas peças de Bernardo Santareno, ‘O pecado de João Agonia’,”… Inserido nas Jornadas de Tavarede por Timor, a peça subiu novamente à cena na passada segunda-feira, dia 27, assinalando o Dia Mundial do Teatro, data que anualmente tem sido sempre comemorada, com uma representação teatral pelos amadores da SIT.

“O pecado de João Agonia”, é a história de um jovem (marcado pela maldição de uma avó louca) que, nos anos 60, e após ter cumprido serviço militar em Lisboa, regressa à sua aldeia serrana. O jovem traz com ele um segredo que procura apagar da memória, mas que acaba por ser revelado por um vizinho despeitado. A ignorância das gentes da terra para quem a homossexualidade era uma chaga maior que a lepra… vai desencadear toda a tragédia que se abate sobre a família dos Agonias”.

‘O pecado de João Agonia’

A preparação das comemorações centenárias ocupavam muito tempo, mas o grupo cénico não parava. Em 2001 foi Anton Tchecov que subiu à cena com as peças ‘Um pedido de casamento’, ‘O Urso’ e ‘O canto dos cisne’.


'O Canto do Cisne'

‘O Urso’

Nesse mesmo ano, e não esquecendo a tradição, mais uma efeméride é comemorada em Tavarede. Desta vez foi o centenário do nascimento de José Régio, de quem se representou a peça ‘O meu caso’.

Sem comentários:

Enviar um comentário