sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

TAVAREDE - PERGAMINHOS

No cartório da Câmara deste Couto, não se acham livros antigos, acham-se, sim, vários pergaminhos escritos e selados com selos reais de diferentes armas, cuja letra não se pode ler por ser antiquíssima e escura, e por isso se não pode saber de que tratam, nem há livro nem tradução dos ditos pergaminhos.

Este Couto de Tavarede tem 90 fogos, com alguns casais circumvizinhos a este mesmo Couto, ao qual pertence o lugar da Figueira da foz do Mondego, que é sujeito a esta vara em todas as matérias cíveis, o qual lugar tem 157 fogos, e uns e outros fazem 247 fogos, e tudo é jurisdição cível da vara deste Couto.
Igreja de Tavarede - cenário da Sociedade de Instrução Tavaredense

Os direitos reais que lográra dos Senhores Reis, até ao tempo do Senhor Rei D. Sancho, foram dados ao Abade Pedro e Cónegos do Cabido da Sé de Coimbra, a qual doação foi confirmada pelo Senhor Rei D. Manuel, como melhor há-de constar dos papéis e doações que o mesmo Cabido tem em seu poder. E também consta do Foral deste dito Couto, dado pelo mesmo Rei D. Manuel, com declaração dos direitos que se pagam ao Cabido de Coimbra, que são dízimos, oitavas e portagens.

Não se acha memória nem há tradição alguma acerca da antiguidade deste Couto, nem seu princípio e primeiros habitantes, salvo se consta dos pergaminhos que se não sabem ler e estão no Cartório desta Câmara. E isto melhor constará do Cartório do Cabido de Coimbra.

Este Couto está situado ao redor do rio Mondego, distando de meio quarto de légua e dista do mar e praça de Buarcos um quarto de légua. O lugar da Figueira, sujeito a este Couto, está situado ao pé do mesmo rio, e no fim dele abre a barra do dito lugar. Neste Couto se costumam fazer cada ano três procissões públicas, que ordena a Justiça, as quais são a da Visitação de Nosso Senhor, a do Anjo da Guarda e a do Corpo de Deus.

(extraído dos livros manuscritos do Dr. Mesquita de Figueiredo)

Sem comentários:

Enviar um comentário