sexta-feira, 25 de março de 2011

Carlos Rodrigues dos Santos


Tavaredense, filho de Emídio Rodrigues Pinto e de Maria Jesus Silva Freitas, faleceu no dia 25 de Setembro de 1986. Casou com Clementina Fernandes, tendo um filho, João Carlos.

Operário na Companhia dos Caminhos de Ferro, desde muito novo que se dedicou à música.

Tocou
na Tuna do Grupo Musical e, fazendo parte do conjunto “Ginásio Clube”, da Figueira, foi convidado, em Janeiro de 1939, para regente da Tuna e para formar uma orquestra privativa para a colectividade, que abrilhantasse os bailes e festas ali a realizar.

Ensaiou e dirigiu a Tuna numa deslocação feita ao Buçaco, no dia 18 de Maio de 1939, quinta-feira de Ascensão. Foi a última actuação da Tuna fora da terra. Nesse verão, ainda foram abrilhantar as festas populares que realizaram na Chã, mas já fez o serviço muito incompleta.

Conseguiu organizar um conjunto musical que abrilhantou alguns bailes no Grupo Musical, mas teve escassos meses de existência.

Foi colaborador musical da Sociedade de Instrução e, pelos anos cinquenta do século passado, quando fizeram reviver o Rancho dos Potes Floridos do 1º. de Maio, foi o ensaiador da música acompanhante.

Sua esposa, Clementina, fez parte do grupo de amadores da Sociedade de Instrução, onde actuou entre 1924 e 1930, participando nas operetas Noite de S. João, Grão-Ducado de Tavarede e A Cigarra e a Formiga, entre outras. A SIT concedeu-lhe o diploma de sócia honorária em 1929.

Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário