sexta-feira, 25 de março de 2011

CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO



O Convento de Santo António, que pertenceu aos religiosos reformados da Ordem de S. Francisco, foi fundado por Frei António de Buarcos, monge franciscano, em 1527, com o auxílio de António Fernandes de Quadros, senhor de Tavarede, que ofereceu os terrenos precisos para a construção do edifício e da cêrca e ainda algum dinheiro.

D. João III também concorreu com valiosos donativos. A História Seráfica diz do local onde foi edificado:

“ O sítio (que pertence ao couto de Tavarede, e na jurisdição do cabido da Sé de Coimbra) é muito alegre e aprazível, com a vista do mar e da terra, dos quais elementos logram as atenções humanas deste assento, dilatadíssimos espaços.

Os ares são frescos e saudáveis; a fábrica do Convento muito conforme com a pobreza do nosso estado; a cêrca ampla e frutífera; a devoção dos povos estranhável e muito caritativa.”

Como sucedera à Igreja Matriz, todo o edifício chegou a estar muito danificado, ao princípio do século XVIII. As obras de reparação, que alteraram também a frontaria, ficaram concluidas em 1725.

Com a extinção das ordens religiosas (1834), e depois de várias instâncias junto do Governo, foi o convento entregue à Câmara Municipal para nele se instalarem os Paços do Concelho, escolas primárias e um hospital.

A parte destinada a hospital e os terrenos da cêrca, passaram ao domínio da Misericórdia em 12 de Dezembro de 1839. Mais tarde, a parte do prédio que a Câmara demolira até aos alicerces, para fazer os edifícios municipais, foi também entregue à Santa Casa por troca com um terreno desta instituição que oferecia melhores condições para o referido fim.

Desta transacção resultou a ampliação do hospital.


(Aspectos da Figueira da Foz - Turismo 1945)
Nota: Foto retirada da Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário