sexta-feira, 25 de março de 2011

MARINO DE FREITAS FERRAZ

Nasceu em Tomar no ano de 1911, filho de João da Guia Ferraz e de Emília Couceiro de Freitas. Casou com a tavaredense Eugénia de Oliveira Silva (1919-1999), filha de João Augusto da Silva e de Maria Oliveira Silva, de quem teve um filho, Dagoberto.

Era comerciante em Tomar, onde fixaram residência, após o casamento. Regressou à Figueira, dedicando-se ao comércio de sapataria, como gerente da Sapataria Elite, na Figueira, que sua esposa herdara de António Broeiro.

Colaborou activa e intensamente com a Sociedade de Instrução Tavaredense, de que foi dedicado director durante várias gerências.

Na década dos anos quarenta, do século passado, iniciou nesta colectividade as “Festas da Pinhata”, que alcançaram grande prestígio e tinham sempre farta concorrência. Foi um dos elementos mais esforçados da comissão das obras de remodelação e ampliação da Sociedade, inauguradas em 1965.

Faleceu, com 65 anos de idade, em 20 de Setembro de 1976. Nos últimos anos, havia-se dedicado à restauração, tendo aberto um restaurante na Figueira da Foz.

“… Sempre que se verifica o falecimento de um dos nossos sócios, ele constitui para nós um motivo de tristeza pela perda de um familiar da nossa SIT. Permitam-nos, por tal motivo, que neste acto chamemos a atenção da digníssima Assembleia para a obra que o falecido Marino de Freitas Ferraz que, com a sua coragem e espírito de iniciativa, levou a cabo a obra da sede da nossa Associação, pedindo que para ele seja aprovado um voto de profundo pesar e que seja guardado um minuto de silêncio em sua memória”, lê-se no relatório da colectividade de 1976.

Sua esposa, Eugénia, foi elemento do grupo cénico da Sociedade de Instrução durante o período de 1935 a 1939, participando em peças como O Sonho do Cavador, A Cigarra e a Formiga, Justiça de Sua Majestade, A Morgadinha de Valflor, Entre Giestas, etc.

Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário