terça-feira, 8 de março de 2011

Sociedade de Instrução Tavaredense - 91


Continuaram as festividades. A 19 de Setembro teve lugar o II Encontro de Filarmónicas. Desta vez tivémos a colaboração das filarmónicas de Quiaios, da Boa União Alhadense e de Arazede.

II Encontro de Filarmónicas

E depois do tradicional concurso de pesca do mar, foi apresentada, no dia 1 de Outubro, a exposição ‘Cem anos de vida e de teatro’, no Centro da Artes e Espectáculos, amavelmente cedido pela Câmara Municipal. Esteve aberta ao público até ao dia 2 de Novembro e obteve considerável número de visitantes, que muito apreciaram a mesma.

O presidente da Câmara Municipal, Engº. Duarte Silva, assinando o Livro de Honra da Exposição

De referir que, além de outras personalidades, a exposição recebeu a visita do Primeiro Ministro, Dr. Pedro Santana Lopes, da Drª. Teresa Caeiro, Ministra da Cultura e Drª. Celeste Amaro, Delegada Regional do Ministério da Cultura.

Dois aspectos da exposição

Depois de um espectáculo proporcionado pelo GIAC, de Coimbra, com a peça ‘Os Manga sem Tanga’, festejou-se o S. Martinho. Com castanhas assadas e jeropiga! Mas, antes do magusto, houve um ‘café-concerto’. Recordando as primeiras peças musicadas representadas pelo grupo cénico da SIT, foi contada a história de algumas destas peças (Em busca da Lúcia-Lima, Grão Ducado de Tavarede, etc.) e lembradas algumas das suas cantigas. Um facto queremos aqui recordar: Este café-concerto foi o embrião do actual Grupo de Cantigas de Tavarede.

Em Novembro, no dia 27, foi levado a efeito um ‘Encontro das Colectividades da Freguesia’. Estiveram presentes, à tarde, o Rancho Estrelinhas da Chã, o Rancho Etnográfico os Cavadores do Saltadouro e o Rancho do Limonete, do Grupo Musical Tavaredense. À noite, houve a participação do Grupo Musical Carritense que apresentou, no nosso palco, a opereta ‘Isabel de Aragão’.

Estávamo-nos a aproximar do fim. Em Dezembro, numa criação do elemento da comissão José Manuel Cordeiro Oliveira, realizou-se ‘A Luz do Natal – Recriações em Luz Negra’, que permaneceu patente às visitas até ao dia 9 de Janeiro


Também foi organizada uma festa do Natal para as crianças. Foi representada no pavilhão desportivo a peça ‘O Pequeno Imperador’.


O Pequeno Imperador

Organizou-se, igualmente, uma festa para a ‘Passagem do Ano do Centenário’. “Pegue na sua ceia, não se esqueça das bebidas e venha confraternizar connosco. Olhe que para o segundo Centenário ainda faltam muitos anos!!!”, dizia o programa. Foi uma noite animada, pois foi grande o número de famílias que se juntaram a confraternizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário