sábado, 2 de abril de 2011

CASA SALGUEIRO - 100 ANOS




Não posso dizer que seja um caso de Tavarede. No entanto, sendo um estabelecimento comercial da Figueira da Foz, pertença de familiares tavaredenses, não podia deixar de aqui referir o facto desta casa de fazendas e atoalhados, comemorar ontem, dia 1 de Abril, o seu centésimo aniversário da sua fundação.


Não foram tavaredenses os seus fundadores. Mas eram da nossa terra os dois irmãos que, sendo empregados da casa, adquiriram o estabelecimento, quando do falecimento do seu fundador, José Antunes Salgueiro.


É, sem dúvida, caso raro na Figueira. Igualmente raro, mesmo raríssimo, o facto de um dos irmãos, José da Silva Cordeiro Júnior, começar a trabalhar da casa com 11 anos de idade, tendo falecido recentemente (30 de Dezembro do ano passado) com a idade de 88 anos. 77 anos de uma vida inteiramente dedicada ao mesmo estabelecimento, como empregado e como patrão.



Seu irmão, Raul da Silva Cordeiro, embora menos tempo, também ali trabalhou durante várias décadas.


Ao deixarmos aqui expressos os nossos parabéns e votos de que continue por muitos e bons anos, sob a gerência actual das herdeiros, Otília Maria e Cristina Maria, também queremos lembrar um caso curioso: tendo em conta a sua dedicação à nossa terra e às suas coletividades, aquele estabelecimento era conhecido como a sucursal na Figueira da Sociedade de Instrução Tavaredense.

Sem comentários:

Enviar um comentário