sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Fernando da Silva Ribeiro



Filho de Gentil da Silva Ribeiro e de Emília Coelho de Oliveira, casou com Maria de Jesus Fernandes Serra, tendo duas filhas: Fernanda e Aurélia.


Faleceu no dia 9 de Setembro de 1978, com a idade de 79 anos.


Foi aferidor da Câmara Municipal da Figueira da Foz, pelo que percorria, frequentemente e de mota, que era o seu meio de transporte habitual, todo o concelho, para aferição de pesos e medidas dos diversos estabelecimentos.


Elemento preponderante do grupo cénico da Sociedade de Instrução, onde se evidenciou como ponto. Também exerceu as funções de professor na antiga escola nocturna desta colectividade, “tendo conquistado a simpatia de todos os seus conterrâneos e de inúmeras pessoas que a ele recorriam para tratar de assuntos comerciais”.


Aliás, foi dele a iniciativa da construção de um estrado em madeira para cobertura da plateia da sala de espectáculos que, em dias de bailes, transformava aquela sala num enorme salão de dança. Ainda nesta colectividade, foi, durante vários anos, o responsável pela biblioteca. Em sua memória, foi dado o seu nome à sala onde a mesma se encontra instalada. Foi sócio honorário em 1974.


Além de se dedicar, nos tempos livres, à carpintaria e ao amanho de umas terras de cultura, era emérito caçador e sócio dedicado do grupo de amigos “Os Inseparáveis”.


Ainda foi, por algumas gerências, presidente da Assembleia Geral do Grupo Musical e de Instrução Tavaredense.

Futebol do grupo 'Os Inseparáveis' - Fernando Ribeiro é o primeiro da esquerda, em pé




Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário