quinta-feira, 29 de setembro de 2011

UM VALENTE COMBATE... GASTRONÓMICO

António Amargo - foto extraída do blogue de Anibal José Matos (a quem agradeço)


Um renhido combate... gastronómico - No domingo, por cerca das 2 horas da tarde e após uma marcha forçada de alguns quilómetros, travou-se na visinha povoação de Tavarede um renhido combate entre nove pares de queixos e um numeroso exército de bacalhau com batatas e bifes de cebolada, superiormente comandados por um hábil garrafão de alguns galões... de palhete.


Dispostos para a refrega os instrumentos de luta e assestadas as baterias... culinárias, perto de trezentos dentes avançaram em colunas cerradas contra o bacalhau à Gomes... d’Almeida, que foi completamente destroçado por entre uma viva fusilaria... de ditos de espirito e outros objectos inflamáveis.


Ao ser dado o sinal pela trombeta portuguesa, Logo o gordo Bordalo, em que se encerra Todo o valor, primeiro se assinala: A tromba, trinca e a pança emfim semeia, De postas para mais de arroba e meia.


Quási no final desta primeira parte do recontro, as tropas fieis ao fiel amigo foram reforçadas com uma salada fresca que nem alface, a qual ficou dentro de pouco tempo feita em salada. E quási à mesma hora, os legionários vermelhos... de satisfação receberam também o reforço dum destacamento de trinta e dois dentes - salvo erro ou omissão — na pessoa do Coelho d’Almeida, o Conquistador, que como é príncipe... do cinema e rei... de bastidores, só poude ir de... baú tremido.


Mal o derradeiro feijão carrapato havia desaparecido pela guela abaixo do comilão mais ronceiro, já um esquadrão de bifes... apeados caía sobre a mesa numa cebolada feroz. Como em tempo de guerra não se limpam armas, os garfos quadridentes tombaram rapidamente de encontro ao inimigo, partindo-o em pedaços e obrigando-o a passar o estreito.


O aspecto dos assaltantes é por demais excelente: o Edmundo, tendo prostrado uma rima., de batatas, sonha com rimas para os Beliscões, que pensa transformar em beliscadelas; o mano dele fez da boca almofariz, onde tritura as drogas para a confecção da pasta... alimentícia, afirmando que os produtos manipulados na botica do ti’João d’Oliveira são superiores aos produtos Sigma; o António de Pádua, que é bom não confundir com o santo do mesmo nome, executa um afinado solo de queixofone com trinados na garganta a variações de copofone; o proprietário cá do jornal, cuja barriga avoluma assustadoramente, perde por cerca de um quarto de bife o campeonato local de velocidade e resistência ingestiva e digestiva, o qual é ganho pelo Bordalo, que fez todo o percurso com uma garfada excelente, sem dar uma carangueja nem um pio, pois segundo êle diz e se não diz devia dizer - quem dá à lingua, não pôde dar aos maxilares; à minha aza esquerda, o Júlio d’Abreu, único acrobata da companhia que tem plantação cabeluda no lábio superior, demonstra ser um garfo sólido, liquidando com limpeza os pratos e pondo em pratos limpos as suas contas com os comestiveis e bebestiveis de ambos os sexos, acusando um grande saldo a favor... do estômago; o Coelho roe as viandas com alma até Almeida, anunciando para o próximo domingo a segunda jornada deste empolgante film regional, cuja acção se deve passar em Buarcos e acabando por dizer que para essa nova bacanal dará o respectivo queijo, a não ser que prefiram uma leitôa... russa; finalmente, o Medina Júnior prova que é sénior em torneios mandibulares, classificando-se terceiro em sólidos e primeiro em liquidos, depois de haver consolidado a sua reputação de cozinheiro amador. Eu... De mim que falem os outros: fiz o que pude, com a agravante de não poder fazer o que fiz...


Desbaratados totalmente os adversários, sucedendo outro tanto a duas ou trez dúzias de pêras, que avançaram ao reconhecimento, os legionários recolheram pacatamente a quartéis, sem nenhuma baixa. O único incidente desagradável foi eu estar outra vez com os pés inchados, pelo que interrompo provisoriamente as hostilidades até completo restabelecimento.


Antes do almoço foi propinado aos convivas este pequeno hors d'oeuvres, que não conseguiu estragar o apetite de nenhum deles:


Se esta vida afinal são só dois dias,

Cada um deve gosal-os com pode,

Buscando horas tranquilas de pagode

E esquecendo tristezas e arrelias.


Em meio do prazer e de alegrias,

Sem que o incerto amanhã nos incomode,

Que cada qual se adapte e se acomode

A bem viver as horas fugidias.


Quando a sorte nos mostra o lado mau,

Bemdigamos o sumo da parreira

E o mar, que p 'ra nós cria o bacalhau.


Tristezas só as tem quem tiver fome:

Só se leva da vida verdadeira
Aquilo que se bebe e que se come.
(António Amargo)

(O Figueirense - 30.7.1925)

Sem comentários:

Enviar um comentário