sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PRIMEIRAS REUNIÕES REPUBLICANAS

1911.01.04 - COMMISSÃO ADMINISTRATIVA PAROCHIAL

Sessão de 24 de novembro de 1910 – Presentes: José Joaquim Alves Fernandes, Antonio Medina, Manuel Fernandes Junior, Antonio Graça e José Garcia; Substitutos: Ricardo Simões e Antonio Secco d’Oliveira. Regedor: Gentil Ribeiro.


Foram distribuidos os pelouros, ficando assim constituidos: Expediente e economia, José Joaquim Alves Fernandes; secretário, Antonio Graça; thesoureiro, José Garcia; culto e cemiterio, Manuel Fernandes Junior; ruas e baldios, Antonio Medina.


Procedeu-se á revisão do inventario e tomou-se conhecimento d’umas circulares da administração d’este concelho e Commissão Administrativa da Figueira, resolvendo-se cumprir o que ellas dizem e responder á Commissão Administrativa, fazendo-lhe vêr as necessidades de que Tavarede carece, que são taes como o desdobramento da escola d’instrucção primaria, pois que a actual, ainda que a digna professora, srª D. Amalia de Carvalho, trabalhe incansavelmente no desempenho da sua missão, não satisfaz, porque é grande o numero de creanças de ambos os sexos que a frequentam, assim como a casa onde está installada não está em condições hygienicas, por isso é urgente este beneficio para esta freguezia; o cano d’esgoto da rua Direita que não dá vasão ás aguas da chuva, ficando a qualquer aguaceiro innundada a rua e casas proximas; e a grade da ponte do Rio que há tempo se encontra partida e que ameaça perigo.


Deliberou-se que se realisem as sessões no primeiro e ultimo domingo de cada mez; continuar no mesmo livro da junta transacta as despezas e receitas.


O sr. presidente apresenta um saldo de 1$465 reis da mesma junta, e os fóros que ainda estão por receber.


Sessão de 4 de dezembro de 1910 – Presentes os cidadãos: José Joaquim Alves Fernandes, presidente; Antonio Graça, secretario; Antonio Medina e Manuel Fernandes; substitutos: Ricardo Simões, Joaquim Severino dos Reis e Antonio Secco d’Oliveira. Regedor, Gentil da Silva Ribeiro.


Lida e approvada a acta da sessão anterior.


O sr. presidente apresenta o inventario revisto e assignado e diz que como não está no dito inventario o valor dos objectos d’ouro e prata propôs que se convide, de combinação com o parocho d’este freguezia, um ourives a pezal-os para se mencionar no livro de inventario os seus valores.


O sr. presidente diz mais: que se encarregará de vêr quem são as pessoas que se teem apossado dos baldios d’esta parochia, assim como tambem, em vista d’esta commissão e o governo da Republica não usufruirem qualquer lucro d’elles, achava melhor pedir ao governo para os mandar vender, podendo o seu producto ser applicado a escolas n’esta freguezia que é uma grande necessidade.


Por proposta do sr. Ricardo Simões, foi deliberado realisarem-se as sessões d’esta commissão na capella de Santo Aleixo, devido a estar em pessimo estado a sala onde ellas se teem effectuado.


Resolveu-se tambem elaborar o orçamento ordinario para 1911 para ser posto á discussão na proxima sessão, e quando assignado e approvado pelas auctoridades competentes ser exposto ao publico.


Sessão de 18 de dezembro de 1910 – Presentes os membros: José Joaquim Alves Fernandes, Antonio Medina, Antonio Graça, Manuel Fernandes Junior e Joaquim Severino dos Reis. Regedor: Gentil da Silva Ribeiro.


Lida e approvada a acta da sessão anterior.


Procedeu-se á discussão do orçamento ordinario para 1911, sendo approvado.


Resolveu-se realisar uma sessão extraordinaria para o proximo domingo, 25 do corrente, para se fazer o orçamento duplicado sendo enviados á Administração d’este concelho para seguir os termos legaes.


Apresentou-se o sr. Manuel da Costa Pinto, ourives, que a pedido do sr. presidente vinha proceder á pesagem e valorização de todos os objectos d’ouro e prata pertencentes a esta parochia, o que se fez em seguida em casa do reverendo parocho sr. Manuel Vicente e que é de 43$420 reis em ouro e 75$342 reis em prata.


Deliberou-se que se junte ao orçamento copia d’esta acta, pedindo ás dignas auctoridades a venda dos baldios para que o dinheiro da sua venda seja applicado á instrucção para o povo d’esta freguezia.


Sessão extraordinaria de 25 de dezembro de 1910. Presentes: José Joaquim Alves Fernandes, Antonio Graça, Antonio Medina e Joaquim Severino dos Reis. Regedor, Gentil da Silva Ribeiro. Lida e approvada a acta da sessão anterior. Discussão do orçamento ordinario duplicado, sendo approvado.


O sr. presidente deu conhecimento d’uma circular que recebeu da Commissão Administrativa da Figueira.


(Gazeta da Figueira - 4.1.1911)

Sem comentários:

Enviar um comentário