sábado, 12 de novembro de 2011

S. MARTINHO DE TAVAREDE

S. MARTINHO

Não há memória ter-se realizado qualquer cerimónia litúrgica ao orago São Martinho da freguesia de Tavarede.


Esta imagem muito deteriorada, foi retirada da Igreja Paroquial há muitos anos para o Museu Municipal da Figueira, e agora restaurada, por iniciativa do Revdº Pároco sr. Manuel Joaquim da Costa Ferreira, conseguiu que ela voltasse para o seu lugar. Para festejar a sua colocação, que de novo ficará no culto da Igreja Paroquial, realiza-se no domingo, 30, às 10 horas: missa solene, sermão e comunhão geral. Cantará o grupo coral feminino de Tavarede; às 14 horas: chegada da Filarmónica Figueirense, que acompanhará a recolha das oferendas de Condados, Saltadouro e Tavarede, dirigindo-se, depois, à Chã, onde se juntarão as dos outros lugares: Caceira e Casal d’Areia, Carritos, Bairro da Estação e Bela Vista, Casal da Robala e Vergieira, Vila Robim e Várzea; às 15 horas: solene procissão, que percorrerá o itinerário do costume. No fim, leilão das fogaças dos vários lugares da freguesia.


O produto das oferendas destina-se a custear as despesas da festa e da reparação da veneranda imagem de São Martinho, que, de novo, ficará ao culto na Igreja Paroquial.


Esta festa está a despertar grande entusiasmo nas Comissões, qual delas melhor apresentará nos seus andores as oferendas em honra do São Martinho, Padroeiro de Tavarede, que no seu divino altar volta a presidir aos solenes actos ali a realizar.



(O Figueirense - 29.11.1958)





S. MARTINHO

Festa de regosijo, foi a que se realizou no dia 30 do mês findo, com o regresso da imagem de São Martinho, orago da freguesia de Tavarede e que agora está de novo no culto da Igreja Paroquial.


Festa inédita nesta freguesia, que revestiu grande contentamento. A procissão de lindo efeito, com a apresentação de 11 andores todos ornamentados com as oferendas que despertaram os olhares do povo, assim como o que conduzia a imagem de São Martinho – Padroeiro da freguesia.


Está de parabéns o Revdº Pároco sr. Manuel Joaquim da Costa Ferreira por ter realizado esta festa integrada com o regresso do orago São Martinho – Padroeiro de Tavarede.



(O Figueirense - 13.12.1958)

Sem comentários:

Enviar um comentário