sábado, 20 de outubro de 2012

Quadros - Os Senhores de Tavarede - 26


Francisco de Almada e Quadros Sousa de Lencastre

2º. Barão e 2º. Conde de Tavarede

            Nasceu em Trancoso a 6 de Março de 1818, filho de João de Almada Quadros de Sousa Lencastre de D. Maria Emília da Fonseca Pinto de Albuquerque. Foi nomeado 2º. Barão de Tavarede por decreto de 23 de Setembro de 1846 e Conde de Tavarede, por decreto de 23 de Março de 1848.

            Foi conselheiro do Conselho de Sua Majestade Fidelíssima, moço fidalgo da Casa Real, par do Reino, comendador da Ordem de Cristo, governador civil do distrito de Lisboa, exercendo, ainda, outros cargos públicos. Casou, a 25 de Maio de 1848, com D. Eugénia de Saldanha de Oliveira e Daun, filha do primeiro Duque de Saldanha, João Carlos de Saldanha de Oliveira e Daun e de D. Maria Teresa de Horan Fitzgerald. A futura Baronesa e Condessa de Tavarede era dama de honor da rainha e pertencia às Ordens de Damas Nobres de Maria Luísa, de Espanha, e de S. Carlos, do México.

            Deste casamento nasceram dois filhos, um casal, João Carlos Emílio Vicente Francisco de Almada Quadros Sousa Lencastre de Saldanha e Albuquerque e D. Maria Teresa Emília de Almada Quadros Sousa Lencastre Fonseca de Saldanha e Albuquerque, mais tarde Condessa do Prado da Selva.

            Francisco de Almada e Quadros faleceu no dia 25 de Novembro de 1853, apenas com 35 anos de idade. Sua viúva, cerca de ano e meio após a sua morte, casou em segundas núpcias com o Conde de Farrobo, Joaquim Pedro Quintela.

            Pouco saudável, passou toda a sua meninice em Trancoso. De carácter romântico dedicou o seu muito tempo livre a escrever poesia e aprendeu música, tocando rabeca. Tinha, contudo, posição privilegiada naquela terra, interessando-se, desde muito novo, pela política. Assumiu-se liberal e cartista. Foi vereador camarário, sendo escolhido para presidente da Câmara local em Janeiro de 1843. No ano de 1846 foi eleito procurador à Junta Geral dos Distritos, pelos concelhos de Trancoso e Aguiar da Beira. Também foi comandante do Batalhão Nacional de Caçadores da Rainha, na Guarda.

            Foi nomeado, ainda em vida de seu pai, o 2º. Barão de Tavarede, por decreto 1846. A propósito desta nomeação, o Dr. Pedro de Quadros e Saldanha, em ‘A Casa de Tavarede’, escreve … a história da concessão deste título é reveladora da prosápia e vaidade de D. Francisco. Assistindo em Lisboa no segundo andar do prédio com o número 71 da Rua do Arco da Bandeira, em 4 de Setembro de 1846, remeteu por carta ao Ministro dos Negócios do Reino, segundo se julga, um requerimento em que pedia a concessão do título de Visconde de Condeixa ou de Vale de Mouro. Naquela carta pedia o favor do ministro para que lhe fosse atendido o requerimento, dizendo porém que se julgava no direito de pedir o título. Para justificar esta falta de humildade dizia que vinha servindo a Rainha desde havia uns poucos de anos , ‘e nunca servi n’outro tempo’, e que lhe pertencia o titulo dos pais e tios, os Viscondes de Condeixa.

            Em Janeiro de 1848 tomou posse do mandato de deputado eleito pela Beira Baixa. No ano de 1852 tomou assento na Câmara dos Pares, depois de ter exercido o lugar de Governador Civil do Distrito da Guarda e no dia 1 de Setembro de 1852, foi empossado no cargo de Governador Civil do Distrito de Lisboa.

            Era reconhecido como sendo um cavalheiro que possuia bons princípios e dotado de muita tolerância. Como era pouco saudável, foi, em Abril de 1853 e a conselho dos seus médicos, algum tempo para a ilha da Madeira, na esperança de obter melhoras. Não o conseguiu, porém, e no dia 25 de Novembro de 1853, faleceu em casa de seu sogro, e foi sepultado no cemitério dos Prazeres em Lisboa.

            Como faleceu ainda em vida de seu pai, não foi considerado como Senhor de Tavarede. Não se sabe se chegou a visitar alguma vez a nossa terra. A propósito de sua mulher, D. Eugénia de Saldanha de Oliveira e Daun, Pinho Leal, no seu Dicionário de Portugal Antigo e Moderno, dá-lhe o dia 25 como azarento, escrevendo que nasceu a 25 de Maio, casou a 25, também de Maio, enviuvou a 25 de Novembro e faleceu, tuberculosa, no dia 25 de Março de 1876.
           
            D. Fernando, marido da rainha D. Maria II, mandou ao Duque de Saldanha a seguinte carta: Meu Duque: Agora mesmo acabo de saber da triste morte do Conde de Tavarede. Quando se tem o coração tão aflito e cheio de saudade como o meu, ainda se torna mais sincera parte na dor dos outros. Esteja o Duque certo que deveras lamento a morte de seu honrado genro e que partilho a sua mágoa e aquela da pobre Condessa de Tavarede tão digna de ser bem feliz

Sem comentários:

Enviar um comentário