sábado, 25 de janeiro de 2014

Usos e Costumes da Terra do Limonete - 4

No dia seguinte formou-se a cavalhada da bandeira, que visitou esta cidade e Buarcos, vindo n’ella encorporados muitos rapazes da Figueira, alguns dos quaes, em carros e a cavallo, apresentaram engraçadas exhibições. Cavalhada vistosa, na verdade, e que certamente agradou aos figueirenses, a julgar se pelos commentarios. De tarde, o competente arraial, fogo, danças, musica, numerosissimas petisqueiras por quintalejos e quintarolas, á sombra amiga das arvores, muito pó, muito sol e vinho em excesso e mal distribuido. A ordem publica, diga-se a verdade, foi por vezes alterada, e sete devotos de Bacho dormiram a noite de domingo na sombria masmorra, situada perto da rua Fresca, n’esta cidade. Mas não foi cousa de maior; apenas troca de varios tabefes e resistencia por parte d’alguns a quem o alcool excitou”.
         Como curiosidade, recordamos que nesse ano Tavarede teve duas festas, uma com a bandeira grande e, na semana seguinte, outra com a pequena.
         E foi com maior ou menor regularidade que o costume se manteve, algumas vezes sem as cavalhadas e limitadas à aldeia. Foi o que aconteceu no primeiro ano do século vinte. “A noite de sabbado e a tarde de domingo últimos, foram de verdadeira folia para os rapazes e raparigas, que durante longas horas se fartaram de dar á perna no Largo do Paço. Isto de fixar horas em divertimentos d’aquella natureza, é sempre querer ser-se mais papista que o papa. Falamos assim porque, dizendo nós que a dança começaria ás 10 horas da noite, ella só principiou a funccionar perto da meia-noite, hora a que abrandou mais a furiosa nortada que tinha soprado até ali, e que impedira que se fizesse a illuminação á hora annunciada. Dansou-se até perto das 4 horas da manhã, quando o dia rompia com os seus primeiros clarões auroriaes.
Na tarde de domingo vieram aqui algumas pessoas d’essa cidade, que, gosando não só o agradável passeio, manducaram bellas merendas e famosos petiscos, viram (aquellas que chegaram pelas 5 horas) as corridas de prémios, e, além d’isto, tiveram occasião de admirar depois, ás 6, o rancho de bonitas raparigas e sympathicos rapazes que até ás 9 horas da noite deu folgas á mocidade. E sabe Deus quantas palavrinhas doces sahiram de muitos lábios apaixonados que la havia, quanto prazer não sentiriam tantos pares que se estreitavam com ternura n’aquella massa de seres cheios de amor e de vida!...
É que n’aquella edade e n’aquelles momentos nada se sente. Todas as almas trasbordam de felicidade e toda a existência sorri repleta das venturosas esperanças! E assim é que para os corpos moços d’hoje, a dansa é a única distracção que os satisfaz para gosar e que lhes deixa sempre mais ou menos recordações saudosas. Por isso, com os louvores que rapazes e raparigas teceram aos promotores d’aquella festa, vão também misturados os nossos, porque, com a sua realisação, quebraram por algumas horas a monotonia que aqui se nota continuamente”.
A nossa terra chegou a ter concorrência na realização dos festejos. O vizinho Casal da Robala, durante alguns anos, também festejou S. João. No entanto, e segundo notícias colhidas, havia o costume de haver, igualmente, um arraial... de pancadoria! Em Tavarede, sempre os festejos se iam realizando, algumas das vezes com menos animação e... menos dinheiro para os gastos.
Regressando às festas sanjoaninas em Tavarede, recordo as notas recolhidas em 1917, pelas quais se verifica que o antigo brilho havia voltado. “Como estava annunciado, foi effectivamente nos preteritos dias 7 e 8 que aqui se dançou animadamente, ao som d’uma bem afinada orchestra, composta por rapazes do Grupo Musical e da Sociedade d’Instrucção.
         A commissão que promoveu estes festejos está empenhada para que os do dia 29 sejam revestidos do melhor exito, pois que, segundo nos informam, não só se dançará de 28 para 29, como tambem n’este dia se realisará, na egreja d’esta localidade, a communhão das creanças, que são em numero approximado a 40.
         Não quer a mocidade folgazã de Tavarede pôr no rol do esquecimento as tradiccionaes festas ao Santo Casamenteiro, outr’ora tão gabadas por toda a gente que a ellas assistia, como por exemplo um dos seus melhores numeros – senão o mais apreciado e melhor, incontestavelmente – as Cavalhadas, pela fórma pomposa como sempre se apresentavam.
         O itinerario que percorriam foi sempre este: - de Tavarede para a Figueira, onde davam o passeio, as voltas ás praças, á egreja; seguiam depois a Buarcos, onde rapazes e raparigas bebiam o seu copo d’agua – não esquecendo os homemsinhos do Zé P’reira, que bebiam copos d’ella em triplicado, porque, diziam elles, já não tinham tempo de molhar a palavra senão em Tavarede, que era o fim da caminhada, regressando depois a Tavarede, n’uma constante alegria, o que era proprio d’aquelles dias festivos e alegres.
         Por onde quer que passassem, haviam de deixar espalhado na atmosphera o cheirinho de todo o ponto agradavel das flôres, com que todos presumpçosamente ornavam as suas montadas: mas os que d’entre todos sobresahia era o do limonete, de que Tavarede é bem farta.
         Este anno não há nada d’estas coisas que com saudade recordamos, e a razão abstemo-nos de a explicar, porque é já bem conhecida de todos. Mas em compensação far-se-hão, como acima dizemos, apenas descantes populares e uma festinha dentro da egreja, na qual tomarão parte um organista e alguns musicos do Grupo Musical, que tocarão, durante o acto religioso, alguns dos seus allusivos numeros de musica, que as creancinhas em côro cantarão.
         Estamos, pois, convictos que os modestos festejos d’este anno decorrerão na melhor ordem, que é o que sinceramente desejamos”.
E o mesmo jornal figueirense voltou ao assunto dias depois. “Como annunciámos, realisou-se com effeito no preterito dia 29 a festa consagrada a S. João, que n’esta localidade soe fazer-se com a maior solemnidade, attingindo a d’este anno o mais elevado grau, como aliás era de esperar.
         Além dos diversos festejos caracteristicos, que constam de danças e descantes, houve a communhão ás creanças, que deu um cunho de maior solemnidade e mysticismo ás festas, e que se realisou na Egreja Matriz, pelas 13 horas.
         A egreja, ricamente adornada, achava-se replecta de fieis, tanto d’aqui como dos logares proximos, que não perderam o ensejo de vir assistir a estas festas tradicionaes, que os distrahe um pouco da labuta ardua e monotona da vida rude do campo.
         Era deslumbrante o aspecto festivo que animava as ruas!...
         N’um dos largos ostentava-se um elegante pavilhão, bellamente engalanado com flôres, bandeiras e balões... perdão, os balões, pertencentes a uma sociedade local, foram, a pedido da commissão do rancho, gentilmente cedidos pelo seu presidente, mas não chegaram a servir, e a razão é simples, como explico: - Uns sujeitos mandaram guizar um lanigero, com as indispensaveis batatas, em casa do sr. Francisco Cordeiro, e uma vez o bicho prompto, trataram, está clarissimo, de o comer, debaixo, até, das pereiras do quintal d’aquelle senhor, logar onde estavam, segundo informações por mim colhidas, os alludidos balões.
         Preso a um pau, estava um macaco, não sei de quem, com sentido no que os homensinhos comiam, e estes, lembrando se de dar lhe a roer alguma coisa, atiraram-lhe uma parte dura, durissima, do assassinado lanigero, o que causou o enfurecimento do mono, que immediatamente se desprendeu e se vingou despedaçando os balões, o que nada impediu que a mesma festa se fizesse e com brilhantismo, palavra de honra que com brilhantismo, apezar de estarmos... em tempo de Guerra!...
         Continuamos, pois, e esqueçamos estas mesquinhices... No elegante coreto tocaram, durante a noite de sabbado para domingo, alguns musicos, dançando-se até altas horas do dia. Seguiu-se mais tarde a communhão das creanças, que, como dizemos acima, decorreu com a maior solemnidade.
         Durante o acto tocaram uns musicos d’aqui e um organista de fóra, alguns bem afinados trechos, adequados a esta ceremonia, e que as creanças tambem cantaram com a maior correcção, graças ao incansavel e amigo padre Vicente.
         Seguiu-se o sermão, prégado pelo reverendo parocho-arcypreste Francisco dos Santos Branco, de Luso, que tem creado em Tavarede, de há annos para cá innumeras e bem merecidas sympathias.
         Após estes numeros da festinha de Tavarede, foi pelo nosso parocho, sr. Manuel Vicente, offerecido ás creanças um opiparo jantar, que teve logar na ampla plateia do Grupo Musical Tavaredense.
         Era bonito, encantador, vêr as creanças, nos seus trajes berrantes d’alvura, a destacar da luz fugidia que se infiltrava pelas largas janellas abertas, prestes a desapparecer para os lados do occidente, em scentelhas rubras e esbrazeantes...
         Recomeçaram, pouco tempo depois, as danças populares no mesmo recinto, e o declinar do dia punha termo aos festejos, que deixaram gravados no coração de todos quantos a elles assistiram, a impressão mais nitida e agradavel do bello dia passado, e que se rememorarão com saudade tempos em fóra!...
         = Nota – Depois de escrever esta carta, disseram-me que no proximo domingo, de tarde, há novamente danças populares... tambem sem balões.

         Emquanto cá estamos é que é dar-lhe!...”.

Sem comentários:

Enviar um comentário