sábado, 3 de outubro de 2015

Tavarede mp Teatro - 17

         Quando Satanás recebe os visitantes, diz-lhe o embaixador:

         “Majestade. Eu vinha pedir-lhe que me entregasse dois indivíduos que para aqui vieram deportados pela Grã-duquesa de Tavarede e que são os responsáveis pela guerra que lavra no Celeste Império. Trata-se dos autores duma opereta intitulada Lúcia-Lima”. Isso sim. Bem pediu o embaixador mas não consegue autorização para os levar para a China. E expulsa-o, furioso com a notícia acabada de receber que o tal falsário, incendiário, assassino e ladrão lhe escapara. Confessando-se antes de morrer, tinha tido as portas do céu abertas pelo próprio S. Pedro. Era demais...

         E tendo o poeta João e o da Batuta aceite a oferta de Nêspera Cajú, de lhes conseguir o indulto da Grã-duquesa, resolvem voltar com ele a Tavarede, tendo obtido o acordo de Lúcifer, a quem agradecem reconhecidamente o “asilo político” que lhes havia concedido.

                                                        *  *  *

         E voltamos à capital do limonete, ao Largo da Igreja. De certeza que não está lá tanto calor como aquele que os nossos “heróis” suportaram no inferno. É a hora do arranque para a limpeza das ruas do velho burgo. A Grã-duquesa exige limpeza total na rua Direita, por onde passam todas as visitas, mas nas outras, nas detraz, como não vai lá ninguém especial, não é necessário grande esmero.

         Quem não se preocupa muito com limpezas de ruas são os compadres José Borrachão e João Borracho. Precisam, isso sim, que os pisos sejam direitos, por causa dos tombos, claro. Mas, logo manhã cedo, vêm preocupados. “Isto esta torto de todo e já não há nada capaz de o endireitar. Falsificam tudo, tudo!”.

         Pois era assim mesmo. Até o pão! O pão que é o corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, como o vinho é o seu sangue! Almas danadas. Havia de haver um juiz que mandasse enforcar os falsificadores, especialmente os do vinho...

         Os viajantes ainda chegam a tempo de ver os dois borrachos, que se retiram para a tasca mais próxima. E o vinho não está nada barato, mas “pode não haver dinheiro para fazer a féria à mulher, podem os filhos não ter que comer nem que vestir, mas para o vinho, para a bebedeira, sempre se há de arranjar!”. Mas o que as autoridades do grã-ducado ainda não tinham conseguido foi o acabar com as frequentes discussões na rua. Por tudo e por nada, zás, discussão. E então era cada uma! Querem um exemplo?

Primeira Mulher - (entrando com a segunda mulher e falando para fóra) Su’ alma danada. Vá ser trapalhona p’ró raio que a parta.
Mulher - (dentro) Cale-se aí sua inzoneirona. Com a verdade que falas assim tu medres, ave negra.
Tio Joaquim - Ora veja que línguas porcas. (Princesa sorri)
1ª. Mulher - Que é que você tem que me dizer, seu estupôr? Eu não sou da sua geração...
Mulher - (dentro) A minha geração é mais honrada que a sua. Não é de ladras nem de alcoviteiras. Pague a quem deve.
1ª. Mulher - (poisando a tina) Ah! Rosa, toma conta que eu vou espatifar a cara áquele bandalho.
2ª. Mulher - Deixe-a lá. Não vá sujar as mãos naquele monte-esterco.
Mulher - (dentro) Cala a boca ó fufia!
2ª. Mulher - Cale-a você sua bebeda. Tenha vergonha na porca da cara.
1ª. Mulher - Sou mais honrada que você nunca há-de ser: Tenho 5 filhos mas são todos do mesmo pai.
Mulher - (dentro) Arreda-te caldeira... (gargalhada e bate palmas) Chama-lhe, chama-lhe.
2ª. Mulher - Sim, sim... sua porca. O seu homem que o diga, que p’ra entrar em casa tem de ir de esguelha.
1ª. Mulher - Graças a Deus até ao dia de hoje ninguém tem nada que me dizer. (bate no peito e grita) Sou mais honrada que você que é a vergonha de Tavarede.
2ª. Mulher - Vamos embora, ti Joquina. Deixe lá essa desavergonhada.
1ª. Mulher - (chora, arrepela-se, guincha) Aquela alma negra! A dizer que eu lhe truxe uma camisa dela que estava no enxugadoiro. (bate na cara) A minha cara pode-se ver. Anda sempre à mostra. Não preciso roibar nada a ninguém.
2ª. Mulher - Aquilo é uma aldrabona.

         Consequências da civilização? Talvez. Bem diferente é a história da árvore.

                                               “Agasalho os passarinhos,
                                               Ao homem dou sombra e fruto.
                                               E em paga dos meus carinhos
                                               Sou tratada como um bruto.

                                                        Na primavera enfeitada,
                                                        Sou toda flor e perfume.
                                                        Vem o inverno. Sou cortada
                                                        E por fim deitada ao lume”.

         Bem sabemos que a árvore é nossa amiga e companheira de toda a vida. “Dá-nos a madeira do nosso berço, a trave da nossa casa, a lenha para o nosso lume, as quatro tábuas para o nosso caixão. Dá-nos tudo isso sem nada nos pedir, nem ao menos uma sede de água nos dias ardentes do verão, quando nos acolhemos à sua sombra protectora”. Mas, mesmo assim, aquela árvore, companheira das outras árvores do caminho da Figueira, lamentava-se, tristemente, dos maus tratos de que eram vítimas, sem se poderem defender. Era a sua sina...

         E continuam os encontros com a civilização. Nêspera gosta, por exemplo, de ouvir o fado da Taberna:

                                      “Domingo à tarde
                                      Na nossa aldeia
                                      Esta igrejinha
                                      É sempre cheia.
                                      Aqui se adora
                                      O S. Martinho
                                      A quem dedicam
                                      Preces de vinho.
                                      Muitos devotos,
                                      Finda a oração,
                                      Jogam marimbo
                                      E o chincalhão.

                                               Neste escuro santuário
                                               À luz da velha candeia,
                                               Gente há de tipo vário
                                               Dos mais famosos d’aldeia.
                                               Vê-se palrar o sapateiro
                                               Junto dum cavador
                                                        Matreiro,
                                               E um zanaga carpinteiro
                                                        Ao ferrador
                                               Descreve uma caçada
                                                        D’alta monta.
                                               E o bom do taberneiro ao balcão
                                                        Calcula e conta
                                               O que lhe rende o carrascão”.

         O fado é bonito, lá isso é, mas a “taberna é a perdição de muito desgraçado, que lá deixa a féria da semana. Os nossos operários, os nossos cavadores, trabalham o dia inteiro e à noite encafuam-se na taberna, a beber, a embrutecer o espírito, a envenenar a alma”.

         Foi uma luta bem dura. Longos e longos anos. Ainda hoje continua mas, felizmente, as tabernas já não são o que eram. Mas o alcool é bem difícil de vencer. E o jogo. Mas um dia se chegará à vitória final.

         E mais uma vez o Nêspera Cajú, agora na companhia do poeta João e do da Batuta, a quem prometera o perdão da Grã-duquesa, vai visitar a Exposição Internacional de Tavarede. Ainda quer ver mal algumas coisas antes de escolher os produtos tavaredenses que há-de levar para o Brasil. Pediu para ver as hortaliças, que a terra exportava para o vizinho estado da Figueira e de que lhe diziam maravilhas.


         Amavel, o Comissário, mostra-lhes a couve, deliciosa com cabeças de bacalhau, por exemplo, o nabo, com uma cabeça tão grande, redonda, bem feitinha, e o feijão. Feijão branco, feijão amarelo, feijão cara-linda, feijão de S. Roque, feijão semana e até o tal que tem duas caras... e é frade!

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